07 de mai 2025
Niterói promove Dia D de vacinação contra influenza e sarampo neste sábado
Dia D de vacinação em Niterói neste sábado: atualize sua caderneta e proteja se contra influenza e sarampo em postos de saúde.
Vacina contra a Influenza (Foto: Divulgação/Lucas Benevides)
Ouvir a notícia:
Niterói promove Dia D de vacinação contra influenza e sarampo neste sábado
Ouvir a notícia
Niterói promove Dia D de vacinação contra influenza e sarampo neste sábado - Niterói promove Dia D de vacinação contra influenza e sarampo neste sábado
Niterói realiza Dia D de vacinação contra influenza e sarampo
No próximo sábado, Niterói promove o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza e o sarampo. A ação ocorrerá em diversos postos de saúde, das 8h às 17h, com foco em grupos prioritários e atualização da caderneta de vacinação.
Serão vacinados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto. Também haverá imunização contra o sarampo para crianças a partir de 1 ano e adultos até 59 anos. A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, destaca a importância da vacinação: “É fundamental que idosos compareçam a um ponto de vacinação e que os responsáveis levem as crianças”.
Dados da vacinação
Até o momento, foram aplicadas 2.771 doses da vacina contra o sarampo em Niterói, com uma taxa de cobertura de 95,51% para a primeira dose e 73,13% para a segunda. A vacina contra a influenza já teve 9.687 doses aplicadas desde o início da campanha, número considerado dentro do esperado pela secretaria.
A vacinação contra a gripe continua disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades de saúde. Para se vacinar, adultos devem apresentar documento de identidade, enquanto menores precisam levar CPF e carteira de vacinação.
Ações nas escolas
A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, também está atualizando a carteira de vacinação de mais de 30 mil alunos da rede municipal. As equipes visitam as escolas para orientar sobre a vacinação contra gripe, sarampo, caxumba e rubéola. Pais que não autorizarem a vacinação nas escolas podem levar os filhos aos postos de saúde.
Os professores também serão avaliados para atualização das vacinas. A prefeitura ressalta que todos os imunizantes estão disponíveis nas unidades de saúde, bastando que a pessoa procure a unidade mais próxima com a carteira de vacinação e documento de identificação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.