09 de mai 2025
Bahia realiza Dia D de vacinação contra a gripe com postos abertos e drive-thru
Bahia realiza Dia D de vacinação contra a gripe, com 3,6 milhões de pessoas alvo e ações em locais de grande circulação.
Profissional de saúde prepara dose de vacina contra a gripe (Foto: Thuane Maria/Governo da Bahia/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Bahia realiza Dia D de vacinação contra a gripe com postos abertos e drive-thru
Ouvir a notícia
Bahia realiza Dia D de vacinação contra a gripe com postos abertos e drive-thru - Bahia realiza Dia D de vacinação contra a gripe com postos abertos e drive-thru
Neste sábado (10), a Bahia participa do Dia D de vacinação contra a gripe, com a adesão de mais de 85% dos municípios. A campanha visa vacinar 3,6 milhões de pessoas e conta com postos de saúde abertos em horários estendidos, além de ações em locais de grande circulação, como shopping centers.
Em Salvador, um drive-thru será montado no Centro de Convenções, na Boca do Rio, a partir das 8h. A secretária de Saúde, Roberta Santana, destacou a importância da vacinação para reduzir casos graves de gripe e facilitar o acesso da população. Até o momento, cerca de 3 milhões de doses foram distribuídas nas cidades baianas.
Público-alvo e grupos prioritários
A campanha é direcionada a grupos prioritários, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos acima de 60 anos, puérperas, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. Também estão incluídos trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, pessoas com deficiência permanente e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A vacinação contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com a vacina contra a Covid-19. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação oficial, a carteira de vacinação e um comprovante que certifique a condição de inclusão no público-alvo.
Dados sobre a vacinação
Até agora, mais de 672 mil doses foram aplicadas na Bahia, colocando o estado na quinta posição no ranking nacional de imunizações contra a gripe. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Márcia São Pedro, alertou sobre a prevalência da influenza desde fevereiro e enfatizou a importância da vacinação para bloquear a transmissão do vírus.
Além da gripe, a Bahia também oferece reforço da vacinação contra a Covid-19. Em 2025, o estado registrou uma redução de 37% nos casos de Covid-19 em comparação ao mesmo período de 2024, e de 62% nos óbitos. Apesar disso, casos ainda ocorrem, especialmente entre crianças e idosos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.