20 de mai 2025
São Paulo amplia vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses
Vacinação contra a gripe em São Paulo é ampliada para todos acima de seis meses; Dia D aplicou 1,5 milhão de doses. Proteja se!
Vacinação contra a gripe (influenza) 2025 na UBS Nossa Senhora do Brasil - Armando D'Arienzo, no bairro da Bela Vista, em São Paulo (Foto: Bruna Araújo/MS)
Ouvir a notícia:
São Paulo amplia vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses
Ouvir a notícia
São Paulo amplia vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses - São Paulo amplia vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses a partir de 20 de março. A imunização, que já atendia grupos prioritários, agora está disponível em todos os 645 municípios do estado. Na capital, a vacinação começou um dia antes, em 19 de março.
Até 15 de março, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários era de 24,41%. A vacina foi incorporada ao Calendário Básico de Vacinação e é considerada a melhor forma de proteção contra a gripe. A secretaria recomenda que gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades se vacinem o quanto antes, pois são mais vulneráveis a formas graves da doença.
Dia D de Vacinação
O Dia D Nacional de vacinação, realizado em 10 de março, resultou na aplicação de 1,5 milhão de doses, um número três vezes maior que a média em dias comuns. Essa mobilização visa proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis. Desde o início da campanha, em março, foram aplicadas 21,2 milhões de doses no público prioritário.
O Ministério da Saúde distribuiu cerca de 60 milhões de doses para intensificar a imunização e alcançar uma cobertura de 90%. A estratégia inclui a busca ativa dos grupos prioritários e a vacinação de qualquer pessoa que procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme a disponibilidade de doses.
Situação Epidemiológica
O aumento das hospitalizações por vírus respiratórios, especialmente entre crianças, levou o Ministério da Saúde a anunciar um incentivo de R$ 100 milhões para reforçar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Até a 19ª semana epidemiológica, foram registradas 29.379 hospitalizações por vírus respiratórios, com 1.333 óbitos, sendo a maioria causada por influenza A.
A intensificação da vacinação, aliada à vigilância ativa, é essencial para proteger a população e conter o avanço dos vírus respiratórios neste período do ano.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.