Tecnologia

Cingapura investiga acesso da DeepSeek a chips da Nvidia; Taiwan proíbe uso de chatbots

Cingapura investiga a DeepSeek por uso indevido de chips da Nvidia. Colaboração com os EUA visa esclarecer possíveis violações de exportação. Nvidia afirma que não há evidências de quebra de regras em Cingapura. Taiwan proíbe chatbots da DeepSeek em agências federais por segurança. Medidas refletem crescente tensão sobre tecnologia e segurança nacional.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Cingapura investiga acesso da DeepSeek a chips da Nvidia; Taiwan proíbe uso de chatbots - Cingapura investiga acesso da DeepSeek a chips da Nvidia; Taiwan proíbe uso de chatbots

0:000:00

O governo de Cingapura anunciou uma investigação em colaboração com os Estados Unidos sobre a utilização de chips da Nvidia pela empresa DeepSeek, que está sob suspeita de ter usado esses componentes, que estão sujeitos a controles de exportação. O comunicado foi divulgado neste sábado, 1º de fevereiro. O Ministério do Comércio e Indústria de Cingapura afirmou que "sempre cumprimos a lei e atuamos decididamente contra indivíduos e empresas que quebram as regras".

Apesar das suspeitas, o ministério ressaltou que a Nvidia não encontrou evidências de que o acesso aos chips tenha sido obtido por meio de Cingapura ou que tenha violado as normas de exportação. A empresa explicou que alguns chips enviados para a cidade-Estado fazem apenas uma escala antes de serem enviados a outras regiões. O ministério também expressou a expectativa de que empresas dos EUA, como a Nvidia, respeitem tanto os controles de exportação dos EUA quanto a legislação local.

Em uma ação paralela, o Ministério do Desenvolvimento Digital de Taiwan proibiu, na sexta-feira, 31 de janeiro, o uso de chatbots de inteligência artificial desenvolvidos pela DeepSeek. A decisão visa "prevenir riscos de segurança nacional" relacionados a informações sensíveis. Todas as agências federais e setores críticos da infraestrutura da ilha devem restringir o uso dos produtos da startup chinesa.

Essas ações refletem uma crescente preocupação com a segurança cibernética e a proteção de dados sensíveis em meio a um cenário global de vigilância e controle sobre tecnologias emergentes. A colaboração entre Cingapura e os EUA pode indicar um esforço conjunto para fortalecer as regulamentações sobre exportação e uso de tecnologias de ponta.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela