18 de mai 2025
Ataques de ransomware mais que dobram no Brasil e se tornam negócio lucrativo para criminosos
Cibercriminosos intensificam ataques de ransomware, que mais que dobraram em 2025, com o modelo "Ransomware as a Service" facilitando a ação.
Cibercriminosos revendem particularidades técnicas do ransomware em troca de uma porcentagem do resgate (Foto: Adobe Stock/Roman - stock.adobe.com)
Ouvir a notícia:
Ataques de ransomware mais que dobram no Brasil e se tornam negócio lucrativo para criminosos
Ouvir a notícia
Ataques de ransomware mais que dobram no Brasil e se tornam negócio lucrativo para criminosos - Ataques de ransomware mais que dobram no Brasil e se tornam negócio lucrativo para criminosos
Os ataques de ransomware mais que dobraram no primeiro trimestre de 2025, totalizando 2.062 incidentes em comparação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento foi realizado pela ISH Tecnologia, uma empresa brasileira de cibersegurança. Durante esses ataques, dados confidenciais de empresas são sequestrados por criminosos, que bloqueiam o acesso e exigem pagamentos, que podem chegar a valores milionários.
O crescimento alarmante dos ataques é impulsionado pelo modelo de "Ransomware-as-a-Service", que permite que cibercriminosos ofereçam suas ferramentas a outros indivíduos, cobrando uma taxa sobre os resgates. Esse modelo facilita a realização de ataques, pois elimina a necessidade de conhecimento técnico profundo por parte dos criminosos. Ismael Rocha, especialista em inteligência de ameaças da ISH, destaca que essa abordagem é especialmente perigosa, pois promove a massificação dos incidentes.
Além do aumento no número de ataques, a evolução das táticas de cibercriminosos representa um desafio crescente para empresas de todos os setores. As organizações precisam intensificar suas medidas de segurança cibernética para se proteger contra essas ameaças. O cenário atual exige uma resposta rápida e eficaz para mitigar os riscos associados a esses crimes digitais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.