24 de fev 2025
Raro alinhamento planetário será visível durante a semana de pré-Carnaval
O "desfile de planetas" ocorrerá entre 23 e 26 de fevereiro de 2025. Vênus, Marte, Júpiter e Saturno serão visíveis a olho nu; Mercúrio se junta no final do mês. O fenômeno é visível em latitudes entre 3°S e 42°N, incluindo o Hemisfério Sul. Saturno se tornará mais difícil de ver, movendo se em direção ao brilho do Sol. Próximos eventos semelhantes ocorrerão em março de 2036 e novembro de 2060.
NA AVENIDA CÓSMICA - Planetas poderão ser vistos a olho nu neste mês (Foto: iStockphoto/ThinkStock/VEJA)
Ouvir a notícia:
Raro alinhamento planetário será visível durante a semana de pré-Carnaval
Ouvir a notícia
Raro alinhamento planetário será visível durante a semana de pré-Carnaval - Raro alinhamento planetário será visível durante a semana de pré-Carnaval
Um raro alinhamento planetário, conhecido como “desfile de planetas”, será visível em fevereiro de 2024. Durante este mês, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser observados a olho nu, enquanto Urano e Netuno exigirão o uso de binóculos ou telescópios. No final do mês, Mercúrio se juntará ao fenômeno, aparecendo próximo ao horizonte ao entardecer. Contudo, a visibilidade de Saturno diminuirá, pois ele se moverá em direção ao brilho do Sol.
O fenômeno ocorre devido ao movimento dos planetas ao longo da eclíptica, um caminho comum no céu. Para que todos os planetas sejam visíveis, o Sol deve estar pelo menos seis graus abaixo do horizonte, marcando o início do crepúsculo náutico, e os planetas devem estar a pelo menos seis graus acima do horizonte. Essas condições serão atendidas entre 23 e 26 de fevereiro em latitudes que variam de 3°S a 42°N, incluindo partes do Hemisfério Sul.
Por exemplo, em Miami, todos os planetas estarão a pelo menos seis graus acima do horizonte às 18h45 do dia 24 de fevereiro, com o Sol a -6,43°. A Lua Nova, que ocorrerá entre 27 e 28 de fevereiro, não interferirá na visibilidade dos planetas, pois estará em fase minguante e se pondo durante a tarde. Embora o termo “alinhamento planetário” seja frequentemente utilizado, na verdade, os planetas não se alinharão, mas estarão visíveis simultaneamente no céu.
Os próximos eventos semelhantes ocorrerão entre 31 de março e 1 de abril de 2036 e de 13 a 17 de novembro de 2060. Apesar das condições favoráveis, pode ser desafiador observar todos os planetas, especialmente os mais fracos, que estarão próximos ao horizonte.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.