Tecnologia

Kosmos 482, espaçonave russa, cai no Oceano Índico após mais de 50 anos em órbita

Kosmos 482, lançada em 1972, caiu no Oceano Índico após décadas em órbita. A Rússia confirma a entrada na atmosfera, mas não há certeza sobre destroços.

Parte de sonda lançada em 1972 e que caiu no oceano Índico neste sábado (10) (Foto: Nasa)

Parte de sonda lançada em 1972 e que caiu no oceano Índico neste sábado (10) (Foto: Nasa)

Ouvir a notícia

Kosmos 482, espaçonave russa, cai no Oceano Índico após mais de 50 anos em órbita - Kosmos 482, espaçonave russa, cai no Oceano Índico após mais de 50 anos em órbita

0:000:00

A espaçonave Kosmos 482 caiu no Oceano Índico neste sábado (10), mais de cinquenta anos após seu lançamento em 1972 com destino a Vênus. A Agência Espacial Russa confirmou a entrada da nave na atmosfera, mas a localização exata do impacto ainda não foi determinada.

A queda ocorreu a 560 quilômetros das ilhas de Andamã e Nicobar, às 3h24 de Brasília (9h24 em Moscou). O módulo de 495 quilos foi monitorado pelo Sistema de Alerta Automatizado para Situações Perigosas no Espaço Próximo à Terra. A expectativa era de que a nave retornasse entre os dias 7 e 13 de maio.

A Kosmos 482 fazia parte da mesma missão da sonda Venera 8, que pousou com sucesso em Vênus. A falha no bloco propulsor impediu que a Kosmos 482 alcançasse seu destino, fazendo com que orbitasse a Terra por décadas. A Agência Espacial Europeia (ESA) havia indicado que era "altamente provável" que o módulo de pouso chegasse à superfície da Terra em uma única peça.

Os cientistas afirmaram que as chances de alguém ser atingido por detritos da espaçonave eram extremamente baixas. Qualquer destroço que sobreviver possa pertencer à Rússia, conforme estipulado por um tratado das Nações Unidas. A queda da Kosmos 482 marca o fim de uma longa trajetória de uma missão que, embora não tenha sido bem-sucedida, contribuiu para o avanço da exploração espacial.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela