Tecnologia

Kosmos 482, sonda soviética, cai no Oceano Índico após mais de 50 anos no espaço

Kosmos 482, lançada em 1972, reentrou na atmosfera e caiu no Oceano Índico. Especialistas garantem que danos a pessoas são improváveis.

Modelo similar ao Kosmos 482, que cai na Terra após mais de cinco décadas (Foto: Agência Espacial Europeia)

Modelo similar ao Kosmos 482, que cai na Terra após mais de cinco décadas (Foto: Agência Espacial Europeia)

Ouvir a notícia

Kosmos 482, sonda soviética, cai no Oceano Índico após mais de 50 anos no espaço - Kosmos 482, sonda soviética, cai no Oceano Índico após mais de 50 anos no espaço

0:000:00

A Kosmos 482, uma nave espacial da era soviética, reentrou na atmosfera terrestre e caiu no Oceano Índico no último sábado, 10 de agosto, mais de cinquenta anos após seu lançamento em 1972. A missão original da nave era destinada a Vênus, mas uma falha no foguete impediu que ela deixasse a órbita terrestre.

Especialistas da Agência Espacial Europeia confirmaram que a queda foi descontrolada. Embora a localização exata do impacto ainda não tenha sido determinada, a nave, que pesava cerca de 495 quilos, foi monitorada durante sua descida. A estrutura, projetada para suportar condições extremas em Vênus, pode ter se fragmentado durante a reentrada.

As chances de que destroços atinjam pessoas são consideradas extremamente baixas, segundo cientistas. A Kosmos 482 foi deixada em órbita após o lançamento fracassado e, ao longo das décadas, partes dela retornaram à Terra. O módulo de pouso, com cerca de um metro de largura e envolto em titânio, foi a última parte a descer.

O Comando Espacial dos Estados Unidos ainda não havia confirmado a reentrada até a manhã de sábado, enquanto analisava dados orbitais. A atividade solar e a deterioração da nave ao longo do tempo dificultaram previsões precisas sobre o momento e o local da queda. A nave recebeu atenção especial devido à sua maior probabilidade de sobreviver à reentrada, sem controle dos operadores, ao contrário do que normalmente ocorre com satélites e outros detritos espaciais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela