02 de jul 2025

Objeto interestelar pode estar atravessando o sistema solar, afirma ESA
Astrônomos da ESA detectam o objeto interestelar A11pl3Z, que passa pela órbita de Marte a 60 km/s, sem risco de colisão com a Terra.

Possível objeto interestelar está cruzando o sistema solar, diz Agência Espacial Europeia (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Objeto interestelar pode estar atravessando o sistema solar, afirma ESA
Ouvir a notícia
Objeto interestelar pode estar atravessando o sistema solar, afirma ESA - Objeto interestelar pode estar atravessando o sistema solar, afirma ESA
Um novo objeto que pode ter origem interestelar, denominado A11pl3Z, foi detectado por astrônomos, conforme anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) nesta quarta-feira. O objeto foi observado nesta terça-feira e está passando pela órbita de Marte a uma velocidade impressionante de 60 km/s, o que equivale a mais de 200 mil km/h. Segundo Richard Moissl, responsável pela defesa planetária da ESA, não há risco de colisão com a Terra.
A trajetória do A11pl3Z sugere que ele não está em órbita ao redor do Sol, mas sim que vem do espaço interestelar e retornará para lá. Moissl destacou que o objeto pode ter entre 10 e 20 km de diâmetro. A confirmação de sua natureza ainda depende da validação pela União Astronômica Internacional.
Este objeto se tornaria o terceiro a ser observado com origem fora do sistema solar, seguindo os passos de Oumuamua, detectado em 2017, e 2I/Borisov, observado em 2019. A descoberta do A11pl3Z reacende o interesse da comunidade científica sobre a possibilidade de objetos interestelares e suas características.
A ESA continua monitorando o objeto e fornecerá mais informações à medida que novos dados se tornem disponíveis. A detecção de A11pl3Z representa um avanço significativo na compreensão de nosso sistema solar e do que existe além dele.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.