11 de fev 2025
Instagram implementa ‘modo adolescente’ no Brasil e restringe contas de menores de 18 anos
O Instagram implementa restrições para usuários menores de 18 anos no Brasil. Contas privadas por padrão e limitações em mensagens diretas são novidades. Menores de 16 anos precisam de aprovação dos pais para alterar configurações. Novo controle parental permite supervisão da atividade dos filhos na plataforma. Meta defende verificação de idade em lojas de aplicativos para segurança online.
Instagram começa a aplicar limitação para adolescentes no Brasil (Foto: Unsplash)
Ouvir a notícia:
Instagram implementa ‘modo adolescente’ no Brasil e restringe contas de menores de 18 anos
Ouvir a notícia
Instagram implementa ‘modo adolescente’ no Brasil e restringe contas de menores de 18 anos - Instagram implementa ‘modo adolescente’ no Brasil e restringe contas de menores de 18 anos
O Instagram implementou, a partir desta terça-feira, novas restrições para usuários com menos de 18 anos no Brasil. As contas desses usuários serão privadas por padrão e terão limitações na troca de mensagens. Para menores de 16 anos, mudanças nas configurações só poderão ser feitas com a aprovação dos pais. Essas medidas fazem parte de um esforço da Meta, empresa controladora do Instagram, para aumentar a proteção dos jovens nas redes sociais, especialmente em resposta a preocupações sobre o uso excessivo.
O novo recurso, denominado 'Conta de Adolescente', já estava em vigor em países como EUA, Reino Unido e Austrália, e agora se estende ao Brasil e à Índia. Com o modo ativado, perfis de usuários menores de 18 anos terão suas publicações visíveis apenas para seguidores aprovados, e a troca de mensagens será restrita a contatos já existentes. Além disso, a versão mais rigorosa do recurso “Palavras Ocultas” será ativada automaticamente, filtrando termos ofensivos.
O Instagram também aplicará filtros mais rigorosos para limitar a exposição a conteúdos sensíveis, como violência e promoção de cirurgias estéticas. Os adolescentes poderão escolher tópicos de interesse para personalizar suas recomendações, mas a Meta não detalhou como isso será implementado. O tempo de uso da plataforma será monitorado, com notificações incentivando o desligamento após 60 minutos de uso diário e a ativação do “modo descanso” entre 22h e 7h.
Para adolescentes com menos de 16 anos, as configurações de conta só poderão ser alteradas com autorização dos pais, utilizando ferramentas de controle parental da Meta. Os responsáveis poderão definir limites de uso e verificar com quem os filhos conversaram nos últimos sete dias, embora o conteúdo das mensagens permaneça oculto. A Meta também busca que lojas de aplicativos sejam responsáveis pela verificação da idade dos usuários, defendendo a implementação de legislações que garantam a aprovação dos pais para downloads de redes sociais por menores de 16 anos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.