25 de fev 2025
Musk testa terminais Starlink para modernizar o sistema de tráfego aéreo dos EUA
A SpaceX enviou 4.000 terminais Starlink para a FAA, visando modernização. O programa TDM X deve estar funcional em 12 a 18 meses, com testes em andamento. Questões de conflito de interesse surgem devido ao contrato de US$ 2 bilhões com a Verizon. A FAA busca melhorar a segurança do espaço aéreo após colisão fatal em janeiro. Musk amplia influência na FAA, reguladora de segurança da aviação e lançamentos da SpaceX.
A Bloomberg informou em dezembro que a SpaceX recebeu um contrato do Pentágono para expandir o acesso da Ucrânia a uma versão mais segura e militarizada de sua rede de satélites Starlink. (Foto: Cate Dingley)
Ouvir a notícia:
Musk testa terminais Starlink para modernizar o sistema de tráfego aéreo dos EUA
Ouvir a notícia
Musk testa terminais Starlink para modernizar o sistema de tráfego aéreo dos EUA - Musk testa terminais Starlink para modernizar o sistema de tráfego aéreo dos EUA
A SpaceX, liderada por Elon Musk, está implementando terminais de internet via satélite Starlink para modernizar as redes de tecnologia da informação que suportam o sistema de espaço aéreo da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA. Essa iniciativa, que envolve o envio de 4.000 terminais Starlink, levanta preocupações sobre possíveis conflitos de interesse, especialmente em relação a um contrato de US$ 2 bilhões firmado em 2023 com a Verizon para atualizar a infraestrutura crítica. Um terminal já foi instalado em Atlantic City, Nova Jersey, para testes, e o programa, denominado TDM X, visa estar totalmente funcional em 12 a 18 meses.
Um porta-voz da FAA confirmou que a agência está testando terminais em Atlantic City e em locais não críticos no Alasca. A FAA considera o uso do Starlink para melhorar conexões de telecomunicações e fornecer informações meteorológicas mais confiáveis em áreas remotas. O porta-voz da Verizon, Rich Young, destacou a importância de um sistema de controle de tráfego aéreo seguro, afirmando que as melhorias são essenciais para proteger os cidadãos. Musk, por sua vez, criticou a Verizon, alegando que seu sistema está colocando os viajantes aéreos em risco.
A expansão da SpaceX na FAA pode aumentar a influência de Musk sobre a agência, que regula os lançamentos de foguetes da empresa. O sistema de controle de tráfego aéreo da FAA gerencia 45.000 voos diários, transportando quase 3 milhões de pessoas. A necessidade de modernização foi ressaltada após um acidente aéreo em janeiro, que levou Trump a classificar a tecnologia atual como "obsoleta". O Secretário de Transporte, Sean Duffy, mencionou que o Departamento de Eficiência do Governo de Musk colaborará com as autoridades de aviação para repensar o espaço aéreo.
Os testes com o Starlink refletem a crescente colaboração da SpaceX com governos e empresas globalmente, impulsionada pela influência política de Musk. Em dezembro, a empresa recebeu um contrato do Pentágono para fornecer uma versão mais segura e militarizada da rede Starlink à Ucrânia. A urgência na atualização dos sistemas da FAA foi destacada por um relatório que indicou que 76% dos sistemas eram insustentáveis ou potencialmente insustentáveis, evidenciando a necessidade de ação imediata.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.