14 de mar 2025
Alunos do Rio competem em Brasília por vaga no torneio mundial de robótica nos EUA
O Festival SESI de Educação reúne mais de 2 mil estudantes em Brasília. Setenta e quatro alunos do Rio competem por vagas no torneio mundial em Houston. As equipes fluminenses participam de três categorias de robótica distintas. Vinícius Cardoso destaca a importância da robótica para habilidades técnicas e interpessoais. Competições incluem troféus em várias categorias, valorizando inovação e trabalho em equipe.
Torneio de robótica em Brasília tem mais de 70 estudantes de unidades Firjan SESI do Rio (Foto: Divulgação / Gérson Gonçalo / Firjan)
Ouvir a notícia:
Alunos do Rio competem em Brasília por vaga no torneio mundial de robótica nos EUA
Ouvir a notícia
Alunos do Rio competem em Brasília por vaga no torneio mundial de robótica nos EUA - Alunos do Rio competem em Brasília por vaga no torneio mundial de robótica nos EUA
O Festival SESI de Educação, que ocorre esta semana em Brasília, reúne mais de 2 mil estudantes das redes SESI e SENAI de todo o Brasil. Entre eles, 74 alunos de unidades Firjan SESI do Rio de Janeiro competem em oito equipes de robótica na etapa classificatória que pode garantir uma vaga no torneio mundial de robótica, marcado para Houston, nos Estados Unidos.
Vinícius Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, afirma que "a robótica é uma disciplina prática que desafia os alunos a aprimorarem tanto suas habilidades técnicas quanto suas competências interpessoais". Ele destaca que, ao se envolverem com essa área, os estudantes aprendem a lidar com tecnologias avançadas e a se sentirem mais confortáveis com inovações.
As equipes fluminenses competem em três categorias. Na FIRST LEGO League Challenge (FLLC), alunos de 9 a 15 anos constroem robôs com peças de LEGO para resolver problemas relacionados ao oceano. Na FIRST Tech Challenge (FTC), estudantes do Ensino Médio desenvolvem robôs semi-industriais de até 19 kg. Por fim, na FIRST Robotics Competition (FRC), alunos constroem robôs industriais que podem pesar até 55 kg e medir mais de 1,5 metro.
Os competidores têm a chance de se classificar para o mundial, que ocorrerá entre 16 e 19 de abril, com três vagas da FLLC, três da FTC e quatro da FRC. Além disso, os troféus serão concedidos em categorias como Core Values, Design do Robô, Desafio Robô e Projeto de Inovação, que avaliam a qualidade das pesquisas, trabalho em equipe e a eficácia dos robôs. O último dia de competição acontece neste sábado em Brasília.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.