Tecnologia

Cientistas criam bolo de casamento robótico com componentes comestíveis e dançantes

Bolo de casamento robótico comestível é destaque na Expo Mundial de 2025, unindo tecnologia e confeitaria em uma inovação sustentável.

O projeto é uma colaboração entre a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) e a École Hôtelière de Lausanne (EHL) da Suíça e o Istituto Italiano di Tecnologia (IIT) (Foto: Instagram/@techin24hours/Reprodução)

O projeto é uma colaboração entre a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) e a École Hôtelière de Lausanne (EHL) da Suíça e o Istituto Italiano di Tecnologia (IIT) (Foto: Instagram/@techin24hours/Reprodução)

Ouvir a notícia

Cientistas criam bolo de casamento robótico com componentes comestíveis e dançantes - Cientistas criam bolo de casamento robótico com componentes comestíveis e dançantes

0:000:00

Engenheiros, confeiteiros e cientistas de alimentos apresentaram o RoboCake, um bolo de casamento robótico, durante a Expo Mundial de 2025 em Osaka, Japão. O evento, que ocorre de 13 de abril a 13 de outubro, destaca inovações de diversos países.

O RoboCake é fruto da colaboração entre a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, e o Instituto de Tecnologia (IIT), na Itália. Para garantir a segurança e o sabor da sobremesa, os pesquisadores trabalharam com chefs da École Hôtelière de Lausanne (EHL). O projeto é parte da pesquisa RoboFood, financiada pela União Europeia.

Este bolo de casamento é comestível e apresenta enfeites de ursos robôs dançantes. Os ursos são movidos por baterias recarregáveis envoltas em chocolate, que podem ser consumidas após alimentarem as velas de LED. A sobremesa é totalmente biodegradável e busca eliminar o desperdício eletrônico, utilizando componentes elétricos consumíveis.

Os ursos são feitos de gelatina, xarope e corante alimentício. O movimento de suas cabeças e braços é acionado por ar injetado em pequenas passagens, criando a ilusão de dança. As baterias, compostas por chocolate, vitamina B2, quercetina e carvão ativado, são comestíveis e oferecem um sabor inicial de chocolate amargo, seguido por um toque picante do eletrólito interno.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela