24 de mai 2025
Baterias de lítio de celulares têm vida útil limitada; saiba como prolongá-las
Remover capas de silicone durante o carregamento pode evitar superaquecimento e prolongar a vida útil das baterias de lítio.
Remover a capa do telefone durante o carregamento evita que ele superaqueça no processo. (Foto: Pixabay)
Ouvir a notícia:
Baterias de lítio de celulares têm vida útil limitada; saiba como prolongá-las
Ouvir a notícia
Baterias de lítio de celulares têm vida útil limitada; saiba como prolongá-las - Baterias de lítio de celulares têm vida útil limitada; saiba como prolongá-las
As baterias de lítio em celulares têm uma vida útil média de 500 a 1.000 ciclos de carga, dependendo do modelo e fabricante. A AVG, empresa tcheca de tecnologia, alerta que o superaquecimento durante o carregamento pode ser agravado por capas de silicone, que retêm calor. Para preservar a vida útil da bateria, a remoção dessas capas é recomendada.
Os celulares, como o iPhone 14, suportam até 500 ciclos, enquanto modelos mais recentes podem chegar a 1.000 ciclos. Embora essas informações estejam disponíveis nos manuais, os fabricantes não sempre fornecem orientações sobre como proteger as baterias. O superaquecimento é um problema que pode ocorrer durante o carregamento, especialmente quando o dispositivo é mantido em uma capa que não permite a dissipação do calor.
A AVG explica que é normal que os celulares aqueçam um pouco ao serem carregados, mas temperaturas elevadas por longos períodos podem indicar problemas. O ideal é que a temperatura do aparelho fique entre 0° e 35°. Exceder esse limite pode prejudicar tanto a bateria quanto o carregador. Empresas como Samsung e Apple recomendam que os usuários evitem expor as baterias a altas temperaturas.
Além de remover a capa durante o carregamento, outras práticas podem ajudar a prolongar a vida útil da bateria. É importante seguir as instruções do fabricante para cada modelo, pois os cuidados podem variar.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.