Tecnologia

Apple desativa resumos de notícias gerados por IA após erros apontados pela BBC

Apple desativou temporariamente a função de resumos de notificações após erros graves. A BBC denunciou que a IA da Apple fez afirmações falsas sobre Luigi Mangione. A ferramenta, ainda em fase beta, será reativada após melhorias no software. A Apple destaca que notificações resumidas terão aviso de que podem conter erros. A decisão ocorre em meio a desafios da empresa na implementação de IA generativa.

Apple desabilita ferramenta de IA que faz resumo de notícias após BBC encontrar erros sobre suas publicações (Foto: Bloomberg)

Apple desabilita ferramenta de IA que faz resumo de notícias após BBC encontrar erros sobre suas publicações (Foto: Bloomberg)

Ouvir a notícia

Apple desativa resumos de notícias gerados por IA após erros apontados pela BBC - Apple desativa resumos de notícias gerados por IA após erros apontados pela BBC

0:000:00

A Apple desativou temporariamente sua ferramenta de inteligência artificial, Apple Intelligence, que resumia notificações de notícias e entretenimento, após críticas da BBC sobre imprecisões nos resumos. A decisão foi anunciada na quinta-feira, com a empresa informando que a funcionalidade voltará após uma atualização. A ferramenta, lançada no inverno boreal, foi projetada para agregar notificações de aplicativos em dispositivos como o iPhone 16, mas apresentou erros significativos, como a afirmação incorreta de que Luigi Mangione, suspeito de assassinato, havia cometido suicídio.

A BBC denunciou que a Apple atribuiu falsamente a ela informações sobre o caso de Mangione, além de outros erros, como a falsa prisão do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e a vitória de Luke Littler em um campeonato de dardos que ainda não ocorreu. Em resposta, a Apple afirmou que está trabalhando em melhorias e que as notificações resumidas agora terão um aviso de que estão em fase beta e podem conter erros. Além disso, as notificações geradas pela IA serão exibidas em itálico para diferenciá-las das notificações padrão.

A suspensão das notificações de resumo destaca os desafios que a Apple enfrenta na implementação de sua tecnologia de inteligência artificial, que tem sido alvo de críticas nas redes sociais. A empresa não especificou quando a atualização do iOS 18.3 será disponibilizada para todos os usuários, mas a pausa ocorre em um momento em que as ações da Apple caíram 4%, o pior desempenho desde agosto. Analistas apontam que as novas funcionalidades de IA não estão impulsionando as vendas do iPhone como esperado.

Desde o lançamento do ChatGPT, outras empresas, como Google e Microsoft, também têm investido em IA generativa, mas a Apple se destacou ao integrar o ChatGPT em sua assistente de voz, Siri. A Apple Intelligence inclui recursos como geração de emojis e melhorias em mensagens, mas a funcionalidade de resumo de notificações, que visa facilitar a leitura de mensagens em grupo, tem gerado mais risadas do que utilidade devido aos erros cometidos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela