23 de jan 2025
Papa Francisco alerta sobre ‘crise da verdade’ em mensagem sobre inteligência artificial em Davos
O papa Francisco pediu rigor na regulamentação da inteligência artificial (IA) em Davos. Ele alertou sobre a "crise da verdade" causada pela IA, destacando seus riscos. A mensagem foi lida pelo Cardeal Peter Turkson, representando o pontífice no evento. Francisco tem abordado questões éticas da IA desde 2013, incluindo na cúpula do G7. Recentemente, ele foi alvo de um deepfake viral, evidenciando os perigos da tecnologia.
O papa Francisco. (Foto: Andreas SOLARO/AFP)
Ouvir a notícia:
Papa Francisco alerta sobre ‘crise da verdade’ em mensagem sobre inteligência artificial em Davos
Ouvir a notícia
Papa Francisco alerta sobre ‘crise da verdade’ em mensagem sobre inteligência artificial em Davos - Papa Francisco alerta sobre ‘crise da verdade’ em mensagem sobre inteligência artificial em Davos
O papa Francisco pediu, nesta quinta-feira, 23, maior rigor de líderes políticos, econômicos e empresariais em relação ao desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos. Em uma mensagem escrita, lida pelo Cardeal Peter Turkson, o pontífice destacou que, embora a tecnologia tenha potencialidades, ela também traz "preocupações críticas" sobre o futuro da humanidade, especialmente em relação à "crise da verdade".
Francisco enfatizou que os resultados gerados pela IA podem ser quase indistinguíveis dos produzidos por humanos, levantando questões sobre seu impacto no debate público. Ele alertou que, para lidar com as complexidades da IA, governos e empresas devem exercer vigilância e devida diligência. O fórum deste ano está focado em IA, entre outros temas relevantes.
Desde que assumiu o papado em 2013, Francisco tem se dedicado a discutir questões éticas relacionadas à tecnologia. Em junho de 2023, ele abordou o tema na cúpula do G7, onde afirmou que as pessoas não devem permitir que algoritmos determinem seu destino. Essa preocupação se intensificou após o surgimento de uma foto deepfake dele, que se tornou viral no início de 2024, mostrando-o com um casaco branco de plumas.
O papa, que lidera uma comunidade de 1,4 bilhão de fiéis, continua a alertar sobre os desafios éticos que a IA apresenta, reforçando a necessidade de um debate responsável e consciente sobre o uso dessa tecnologia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.