Tecnologia

Inteligência artificial da DeepMind supera medalhistas de ouro em olimpíada de matemática

A IA AlphaGeometry2, da Google DeepMind, superou medalhistas de ouro na IMO. O sistema resolveu 84% dos problemas de geometria dos últimos 25 anos. Integração com o modelo Gemini trouxe novas habilidades de raciocínio geométrico. AlphaGeometry2 pode mover objetos geométricos e resolver equações lineares. Futuras melhorias visam abordar problemas de desigualdades e equações não lineares.

"AI AlphaGeometry2 da Google DeepMind se destacou em problemas apresentados na Olimpíada Internacional de Matemática. (Foto: Sebastien Bozon/AFP via Getty)"

"AI AlphaGeometry2 da Google DeepMind se destacou em problemas apresentados na Olimpíada Internacional de Matemática. (Foto: Sebastien Bozon/AFP via Getty)"

Ouvir a notícia

Inteligência artificial da DeepMind supera medalhistas de ouro em olimpíada de matemática - Inteligência artificial da DeepMind supera medalhistas de ouro em olimpíada de matemática

0:000:00

A inteligência artificial AlphaGeometry2, desenvolvida pela Google DeepMind, alcançou um novo marco ao resolver problemas da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), superando o desempenho médio de medalhistas de ouro. Um ano após a primeira versão, que já impressionou ao igualar-se a medalhistas de prata, a nova versão demonstrou uma taxa de acerto de 84% em problemas de geometria, em comparação com 54% da versão anterior. Os resultados foram divulgados em um preprint no arXiv.

A IMO é uma competição anual que desafia estudantes do ensino médio com problemas complexos em áreas como geometria, teoria dos números, álgebra e combinatória. A resolução de problemas de geometria exige que a IA forneça provas rigorosas sobre objetos geométricos, o que representa um desafio significativo. AlphaGeometry2 combina um modelo de linguagem especializado com um sistema neuro-simbólico, que incorpora raciocínio abstrato programado por humanos, permitindo verificar a lógica de suas respostas.

Entre as inovações do AlphaGeometry2 está a integração do modelo de linguagem Gemini, que aprimora a capacidade de raciocínio ao mover objetos geométricos no plano e resolver equações lineares. Além disso, a equipe da DeepMind planeja futuras melhorias para lidar com problemas envolvendo desigualdades e equações não lineares, essenciais para uma compreensão completa da geometria.

Kevin Buzzard, matemático do Imperial College London, comentou sobre o avanço da IA, afirmando que "não deve demorar para que computadores obtenham notas máximas na IMO". O desempenho do AlphaGeometry2 destaca o potencial crescente da inteligência artificial em resolver problemas matemáticos complexos, sinalizando um futuro promissor para a aplicação de tecnologias avançadas na educação e na pesquisa matemática.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela