18 de mar 2025
Baidu lança novos modelos de IA e ações disparam 10% em busca de recuperação no mercado
Baidu lançou dois novos modelos de IA, incluindo o ERNIE X1, visando competitividade. O ERNIE X1 promete desempenho equivalente ao R1 da DeepSeek, mas a metade do custo. A mudança para código aberto busca reposicionar Baidu no mercado de IA, antes dominado. Concorrentes como DeepSeek e Alibaba superaram Baidu, que enfrenta desafios de inovação. A capacidade de Baidu em manter liderança depende da entrega de desempenho e inovação contínua.
"Uma vista do logo do ERNIE Bot, um serviço de chatbot de IA desenvolvido pelo motor de busca chinês Baidu, 16 de março de 2023. (Foto: Long Wei | Future Publishing | Getty Images)"
Ouvir a notícia:
Baidu lança novos modelos de IA e ações disparam 10% em busca de recuperação no mercado
Ouvir a notícia
Baidu lança novos modelos de IA e ações disparam 10% em busca de recuperação no mercado - Baidu lança novos modelos de IA e ações disparam 10% em busca de recuperação no mercado
As ações da gigante tecnológica chinesa Baidu subiram 10,7% na terça-feira, refletindo a reação positiva dos investidores ao lançamento de dois novos modelos de inteligência artificial no último domingo. Os modelos incluem a mais recente versão do modelo fundamental "Ernie" e um novo modelo de raciocínio que, segundo a empresa, rivaliza com o modelo R1 da DeepSeek. Um modelo de raciocínio é um tipo de modelo de linguagem que processa problemas complexos de maneira semelhante aos humanos, dividindo as solicitações em partes menores e considerando várias abordagens antes de gerar respostas.
De acordo com Kai Wang, analista sênior da Morningstar, o aumento das ações pode ser visto como uma "reação atrasada" às inovações da Baidu, que busca recuperar sua posição de liderança no competitivo setor de IA da China. Ele destacou que, embora a Baidu não tenha recebido tanta atenção quanto outras empresas de grande porte, a demanda crescente por IA pode beneficiar a empresa, que oferece serviços de hospedagem, escalabilidade e poder computacional. A Baidu afirmou que seu modelo de raciocínio ERNIE X1 "oferece desempenho equivalente ao R1 da DeepSeek a apenas metade do preço", com capacidades superiores de compreensão, planejamento e reflexão.
A DeepSeek revolucionou o setor de IA em janeiro ao lançar seu modelo R1, que competiu com modelos de empresas americanas, mesmo sendo produzido a um custo muito menor. A Baidu, que foi uma das pioneiras no lançamento de chatbots semelhantes ao ChatGPT com seu Ernie Bot, agora enfrenta desafios para ganhar adoção generalizada. Wei Sun, analista principal da Counterpoint Research, observou que a competitividade da Baidu dependerá da entrega real das promessas de desempenho e vantagens de custo de seus novos modelos, em um mercado de IA na China que é altamente dinâmico.
Os novos modelos da Baidu foram lançados como open-source, permitindo que o código-fonte seja acessível para modificação e redistribuição, uma mudança em relação à estratégia anterior da empresa, que focava em modelos proprietários. Lian Jye Su, analista da Omdia, afirmou que essa mudança pode ajudar a Baidu a se reposicionar como um padrão da indústria, fortalecendo sua influência na comunidade de IA e expandindo sua participação no mercado. A empresa, que opera uma ampla gama de serviços populares, incluindo seu motor de busca, pode manter sua liderança se continuar a acompanhar o ciclo de inovação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.