Cliente experimenta painel do carro elétrico conceito BMW AG Vision Neue Klasse apresentado no Salão de Pequim do ano passado: montadora alemã quer ampliar conteúdo tecnológico de seus modelos na China (Foto: Qilai Shen/Bloomberg)

Cliente experimenta painel do carro elétrico conceito BMW AG Vision Neue Klasse apresentado no Salão de Pequim do ano passado: montadora alemã quer ampliar conteúdo tecnológico de seus modelos na China (Foto: Qilai Shen/Bloomberg)

Ouvir a notícia

BMW e Alibaba firmam parceria para integrar inteligência artificial em carros na China - BMW e Alibaba firmam parceria para integrar inteligência artificial em carros na China

0:000:00

A Alibaba e a BMW anunciaram uma parceria para desenvolver tecnologia de Inteligência Artificial (IA) voltada para automóveis na China. O objetivo é que a gigante da tecnologia monetize seus produtos, enquanto a montadora alemã busca competir com marcas locais que dominam o mercado. A BMW utilizará a tecnologia de cockpit com IA da Banma, uma empresa apoiada pela Alibaba, em seus novos modelos destinados ao público chinês.

A tecnologia da Banma, que resulta da colaboração com a equipe do modelo Qwen da Alibaba, se destaca entre os veículos elétricos, especialmente na China, onde empresas como a BYD estão à frente das montadoras europeias. Para se manter competitiva, a BMW, que viu suas vendas caírem 13,4% no país no ano passado, está investindo em parcerias tecnológicas, buscando expertise do Vale do Silício e da China.

A Alibaba ajudará a BMW a criar um assistente pessoal inteligente com recursos avançados, como reconhecimento de voz e planejamento de viagens, que será lançado em novos modelos no próximo ano. Esse agente de IA poderá oferecer recomendações de estacionamento e informações em tempo real sobre semáforos, além de já ter sido utilizado em veículos de montadoras chinesas como Xpeng, Zeekr e Leapmotor.

Nos últimos meses, a Alibaba tem intensificado seus investimentos em IA, comprometendo-se a destinar mais de 380 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 52 bilhões) em infraestrutura de IA nos próximos três anos. O CEO Eddie Wu destacou que a busca pela inteligência artificial geral é o "objetivo principal" da empresa, que também está se posicionando como fornecedora de tecnologia de IA para os iPhones da Apple na China.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela