Tecnologia

Google permite uso de modelos de inteligência artificial Gemini em data centers próprios

Google permitirá que clientes rodem modelos de IA Gemini em seus próprios data centers, visando segurança e controle de dados.

Thomas Kurian apresenta na Conferência de Desenvolvedores I/O do Google em Mountain View, Califórnia, em 10 de maio de 2023. (Foto: Google)

Thomas Kurian apresenta na Conferência de Desenvolvedores I/O do Google em Mountain View, Califórnia, em 10 de maio de 2023. (Foto: Google)

Ouvir a notícia

Google permite uso de modelos de inteligência artificial Gemini em data centers próprios - Google permite uso de modelos de inteligência artificial Gemini em data centers próprios

0:000:00

O Google anunciou que seus clientes poderão executar os modelos de inteligência artificial Gemini em seus próprios data centers. O acesso antecipado ao Google Distributed Cloud será disponibilizado no terceiro trimestre deste ano. Essa iniciativa visa atender empresas que desejam utilizar a tecnologia de nuvem do Google, mantendo o controle sobre seus dados.

A parceria com a Nvidia permitirá que os modelos Gemini sejam integrados aos processadores gráficos Blackwell da empresa. As empresas poderão adquirir esses chips tanto por meio do Google quanto por outros canais. Diferentemente de concorrentes como OpenAI e Anthropic, que evitam oferecer acesso em data centers físicos, o Google busca atrair um novo público, incluindo instituições que ainda utilizam hardware próprio.

Além disso, o Google garantiu que até mesmo clientes que lidam com dados classificados como secretos ou ultrassecretos poderão usar o Gemini através de uma versão isolada do Google Distributed Cloud, que não está conectada à internet. Em 2023, o gasto em infraestrutura de nuvem alcançou R$ 140 bilhões, com o Google detendo apenas 8% do mercado, enquanto Amazon e Microsoft dominam com 39% e 23%, respectivamente.

O CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, destacou que o compromisso da empresa com soluções multicloud e investimentos em infraestrutura e inteligência artificial têm gerado um aumento significativo na adesão de clientes. Os modelos Gemini são capazes de processar texto, áudio e vídeo em mais de cem idiomas, ampliando as possibilidades de uso para diferentes setores.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela