24 de abr 2025
Empresas adotam agentes de inteligência artificial para aumentar produtividade em 2025
Empresas estão adotando agentes de IA como parte de suas equipes, criando a nova estrutura organizacional "Frontier Firm".
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Empresas adotam agentes de inteligência artificial para aumentar produtividade em 2025
Ouvir a notícia
Empresas adotam agentes de inteligência artificial para aumentar produtividade em 2025 - Empresas adotam agentes de inteligência artificial para aumentar produtividade em 2025
A Microsoft divulgou um novo relatório que revela a crescente adoção de agentes de inteligência artificial (IA) nas empresas, criando uma nova estrutura organizacional chamada "Frontier Firm". Essa mudança ocorre em um contexto onde a IA é tratada como uma utilidade, semelhante à eletricidade.
O estudo, que analisou dados de trinta e um mil trabalhadores em trinta e um países, aponta que oitenta e dois por cento dos líderes empresariais planejam utilizar agentes de IA nos próximos doze a dezoito meses. A pesquisa destaca que cinquenta e três por cento dos líderes acreditam que a produtividade deve aumentar, enquanto oitenta por cento dos trabalhadores afirmam não ter tempo ou energia suficientes para entregar mais.
Mudanças Estruturais
A pesquisa também indica que as equipes compostas por humanos e agentes de IA estão substituindo os organogramas tradicionais. Quase cinquenta por cento dos líderes já utilizam agentes para automatizar completamente fluxos de trabalho, resultando em uma nova configuração chamada "Work Chart", onde as equipes se organizam em torno de objetivos em vez de funções.
Além disso, a habilidade mais valorizada atualmente é a gestão de agentes de IA. Sessenta e sete por cento dos líderes estão familiarizados com esses agentes, em comparação com apenas quarenta por cento dos funcionários.
Resultados Práticos
O relatório também apresenta resultados práticos de empresas que implementaram agentes de IA. O Wells Fargo desenvolveu um agente que reduziu o tempo de consulta de dez minutos para trinta segundos. A Dow criou agentes para identificar perdas ocultas em remessas, com expectativa de economizar milhões. Já os pesquisadores da Bayer economizam seis horas por semana utilizando esses agentes.
Jared Spataro, diretor de marketing da Microsoft, enfatiza que a qualidade da entrada de dados é crucial para o sucesso dos agentes. Ele recomenda a criação de bons resumos para projetos, o que se alinha com a necessidade de prompts eficazes para a IA.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.