30 de abr 2025
Meta lança aplicativo de inteligência artificial para competir com ChatGPT da OpenAI
Meta lança aplicativo de inteligência artificial independente, buscando competir com o ChatGPT e oferecendo personalização e interações por voz.
Mark Zuckerberg durante a LlamaCon, conferência da empresa para IA (Inteligência Artificial) (Foto: Reprodução/Meta)
Ouvir a notícia:
Meta lança aplicativo de inteligência artificial para competir com ChatGPT da OpenAI
Ouvir a notícia
Meta lança aplicativo de inteligência artificial para competir com ChatGPT da OpenAI - Meta lança aplicativo de inteligência artificial para competir com ChatGPT da OpenAI
A Meta Platforms, controladora de redes sociais como Facebook e Instagram, lançou um novo aplicativo de inteligência artificial (IA) chamado Meta AI. O anúncio ocorreu na terça-feira, 29 de abril de 2025, e visa competir com chatbots populares, como o ChatGPT da OpenAI. O aplicativo é independente e permite que os usuários acessem o assistente de IA sem precisar utilizar outros produtos da Meta.
O Meta AI é baseado na tecnologia de modelos de linguagem Llama e foi projetado para ser um assistente pessoal, com foco em interações por voz. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, destacou que o assistente pode ajudar os usuários a se informarem sobre notícias e a resolver questões pessoais. O aplicativo também utiliza dados das plataformas sociais da empresa para oferecer respostas personalizadas.
Funcionalidades do Meta AI
O novo aplicativo inclui um feed social onde os usuários podem compartilhar experiências de uso da IA. Além disso, o Meta AI será integrado aos óculos inteligentes Ray-Ban da empresa, permitindo que os usuários iniciem conversas nos óculos e continuem no celular. Zuckerberg afirmou que este é apenas o começo de uma longa jornada para desenvolver a tecnologia.
A Meta anunciou o lançamento do aplicativo antes de sua primeira conferência focada em IA, chamada LlamaCon, que ocorrerá em Menlo Park, Califórnia. Durante o evento, a empresa também apresentará uma prévia da Llama API e novos esforços para melhorar a detecção de fraudes e golpes gerados por IA.
Concorrência e Perspectivas
O lançamento do Meta AI ocorre em um momento em que a Meta busca expandir sua presença no mercado de IA, onde já possui cerca de 700 milhões de usuários ativos mensais. Zuckerberg acredita que seu assistente pode alcançar mais de 1 bilhão de pessoas até o final do ano. A Meta está investindo até R$ 65 bilhões em sua infraestrutura de IA, buscando se destacar em um mercado competitivo, onde empresas como Google e xAI também estão lançando seus próprios assistentes digitais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.