03 de mai 2025
Google lança chatbot Gemini para crianças com contas gerenciadas por pais
Google lança chatbot Gemini para crianças com contas gerenciadas, mas alerta sobre riscos de desinformação e conteúdos inadequados.
Rick Osterloh fala na sede do Google em Mountain View, na Califórnia (Foto: Jim Wilson/The New York Times)
Ouvir a notícia:
Google lança chatbot Gemini para crianças com contas gerenciadas por pais
Ouvir a notícia
Google lança chatbot Gemini para crianças com contas gerenciadas por pais - Google lança chatbot Gemini para crianças com contas gerenciadas por pais
O Google anunciará na próxima semana o lançamento do chatbot Gemini, voltado para crianças menores de treze anos com contas gerenciadas pelos pais. O objetivo é oferecer suporte para dever de casa e criação de histórias, em meio à crescente competição entre empresas de tecnologia por jovens usuários.
Os aplicativos Gemini estarão disponíveis para crianças cujos pais utilizam o Family Link, serviço que permite gerenciar contas do Gmail e acessar plataformas como o YouTube. Para criar uma conta, os responsáveis devem fornecer dados pessoais da criança, como nome e data de nascimento. O porta-voz do Google, Karl Ryan, afirmou que os dados não serão utilizados para treinar a inteligência artificial do chatbot.
O Gemini contará com proteções específicas para impedir a geração de conteúdos inadequados. No entanto, um e-mail enviado às famílias alertou que as crianças podem encontrar material indesejado. A introdução do Gemini pode aumentar o uso de chatbots por crianças, enquanto escolas e instituições lidam com os impactos das tecnologias de inteligência artificial.
Grupos de proteção à infância expressam preocupações sobre os riscos que esses bots podem representar. A Unicef e outras entidades destacam que a IA pode confundir e desinformar crianças, que muitas vezes não percebem que interagem com máquinas. O Google reconheceu esses riscos, sugerindo que os pais ajudem os filhos a pensar criticamente sobre as informações recebidas.
Os responsáveis devem ensinar as crianças a checar os fatos e lembrar que o Gemini não é humano. O e-mail também recomenda que não sejam inseridas informações pessoais no chatbot. Com o lançamento do Gemini, as crianças poderão acessar o chatbot de forma independente, mas os pais serão notificados e poderão ajustar as configurações de uso. A abordagem do Google está em conformidade com a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA).
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.