Tecnologia

OpenAI planeja construir imenso centro de dados de IA nos Emirados Árabes Unidos

OpenAI se une à G42 para desenvolver um centro de dados de 5 gigawatts nos Emirados Árabes Unidos, ampliando sua infraestrutura global de IA.

OpenAI ajudará os Emirados Árabes Unidos a desenvolver um dos maiores data centers do mundo (Foto: Bloomberg)

OpenAI ajudará os Emirados Árabes Unidos a desenvolver um dos maiores data centers do mundo (Foto: Bloomberg)

Ouvir a notícia

OpenAI planeja construir imenso centro de dados de IA nos Emirados Árabes Unidos - OpenAI planeja construir imenso centro de dados de IA nos Emirados Árabes Unidos

0:000:00

A OpenAI está se preparando para desenvolver um novo centro de dados de 5 gigawatts nos Emirados Árabes Unidos, que pode se tornar um dos maiores do mundo. A empresa, conhecida pela criação do ChatGPT, será uma das principais locatárias desse campus em Abu Dhabi, em parceria com a G42 e outros aliados. Fontes anônimas indicam que os planos ainda não são públicos, mas um anúncio oficial pode ocorrer em breve.

Este centro de dados ocupará 26 quilômetros quadrados e consumirá energia equivalente à de cinco reatores nucleares. Embora a OpenAI não utilize toda a capacidade do projeto, a instalação será compartilhada entre várias empresas. A G42, uma companhia de inteligência artificial com laços históricos com a China, liderará a construção em colaboração com empresas americanas não identificadas.

A iniciativa faz parte do projeto Stargate da OpenAI, que visa expandir a infraestrutura de inteligência artificial globalmente. Em janeiro, a OpenAI, junto com o SoftBank e a Oracle, anunciou que a joint venture Stargate investiria até US$ 500 bilhões em projetos nos Estados Unidos nos próximos quatro anos. A OpenAI também busca parcerias internacionais para desenvolver centros de dados fora dos EUA, promovendo a liderança americana no setor.

Com a construção do centro nos Emirados, a OpenAI ajudará a região a avançar na infraestrutura necessária para serviços de inteligência artificial, um objetivo que a empresa inicialmente estabeleceu para os Estados Unidos. O primeiro campus Stargate nos EUA terá 1,2 gigawatt, com planos para até dez outros locais no país.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela