06 de jul 2025

Câmeras com inteligência artificial reforçam segurança e combatem crimes no Rio
Rio das Ostras implementará câmeras com inteligência artificial no bairro Harmonia, visando aprimorar a segurança e combater crimes.

A Avenida Pastor Martin Luther King, entre Pavuna e Inhaúma: região tem alto índice de roubos de carga (Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Câmeras com inteligência artificial reforçam segurança e combatem crimes no Rio
Ouvir a notícia
Câmeras com inteligência artificial reforçam segurança e combatem crimes no Rio - Câmeras com inteligência artificial reforçam segurança e combatem crimes no Rio
Numa iniciativa para aumentar a segurança pública, Rio das Ostras implantará um novo sistema de câmeras com inteligência artificial (IA) no bairro Harmonia. O projeto, que será entregue no início do próximo ano, permitirá o reconhecimento de rostos e placas de veículos, além de identificar comportamentos suspeitos.
As câmeras estarão em funcionamento 24 horas por dia, utilizando tecnologia semelhante àquela empregada durante o réveillon de Copacabana. O sistema analisará dados da polícia e da Justiça para detectar possíveis foragidos e veículos roubados. Rafael Bousquet, CEO do empreendimento, destaca que a IA poderá identificar anormalidades na movimentação, mesmo à noite, utilizando sensores de calor e visão 360º.
Parcerias Tecnológicas
A empresa Gabriel já atua em outras regiões, como Rio e Niterói, com mais de oito mil câmeras instaladas. Desde outubro do ano passado, a colaboração com a Polícia Militar resultou na recuperação de 70 veículos e na assistência em 7.700 ocorrências. Erick Coser, CEO da Gabriel, afirma que a tecnologia tem sido crucial para combater crimes como roubos e furtos.
Outra iniciativa, da empresa Dadoteca, foca no roubo de cargas. A plataforma desenvolvida permite que clientes reportem ocorrências, criando um banco de dados que ajuda a identificar áreas de risco. Thiago Costa, diretor de operações, ressalta que a análise de dados já consolidou informações valiosas para a segurança das rotas.
Inovações na Vigilância
Na capital, a Civitas, central de inteligência da Prefeitura do Rio, está ampliando o uso de IA. Com mais de seis milhões de leituras de placas por dia, o sistema gerou cerca de 150 mil alertas em um ano. Recentemente, a Civitas começou a testar novas ferramentas de visão computacional, que podem identificar comportamentos fora do padrão, como pessoas em áreas restritas.
O coronel Robson Rodrigues, pesquisador da Uerj, destaca a importância da IA na redução da violência. Ele defende que o estado deve adotar essas tecnologias, garantindo controle público para assegurar a transparência no uso de dados. A Polícia Militar também reconhece que essas ferramentas têm contribuído significativamente para a efetividade do policiamento nas áreas urbanas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.