10 de jul 2025
Amazon amplia sua tecnologia de IA com novos acordos de licenciamento para Rufus
Amazon amplia o Rufus com conteúdo licenciado de Condé Nast e Hearst, melhorando a precisão das recomendações do assistente de compras.

Amazon também já fechou acordo com mais de 200 publicações para alimentar assistente virtual Alexa+ (Foto: 400tmax/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Amazon amplia sua tecnologia de IA com novos acordos de licenciamento para Rufus
Ouvir a notícia
Amazon amplia sua tecnologia de IA com novos acordos de licenciamento para Rufus - Amazon amplia sua tecnologia de IA com novos acordos de licenciamento para Rufus
A Amazon firmou novos acordos de licenciamento com as editoras Condé Nast e Hearst para utilizar seu conteúdo no assistente de compras baseado em IA, Rufus. Esses contratos visam evitar ações judiciais por violação de direitos autorais e melhorar a qualidade das respostas da IA. O Rufus, lançado no ano passado, já contava com o licenciamento do New York Times e agora se beneficia de um acervo ainda mais rico.
Os detalhes dos acordos com Condé Nast e Hearst não foram divulgados, mas a expectativa é que o Rufus comece a operar com essas novas ativações no verão. O assistente é projetado para responder a perguntas sobre produtos, comparações e recomendações, utilizando dados do catálogo da Amazon e informações da web. Com o novo conteúdo licenciado, a Amazon não apenas amplia seu acesso a informações valiosas, mas também fortalece a capacidade de seu assistente de IA.
Conteúdos editoriais de qualidade são essenciais para que o Rufus ofereça respostas precisas e contextualizadas, como "Qual é o melhor hidratante para pele seca?" ou "O que vestir para um casamento de verão?". O material das editoras de estilo de vida é ideal para treinar a IA, garantindo que as respostas sejam confiáveis e bem fundamentadas.
Além do Rufus, a estratégia de licenciamento da Amazon se estende à assistente virtual Alexa+, que já conta com mais de 200 publicações parceiras, incluindo Business Insider, Forbes e The Washington Post. Lançada em fevereiro, a Alexa+ promete uma experiência de compra mais integrada, oferecendo desde controle de casa inteligente até recomendações personalizadas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.