10 de jul 2025
OpenAI, Anthropic e Microsoft promovem capacitação de professores em inteligência artificial
Microsoft, OpenAI e Anthropic investem US$ 23 milhões para capacitar professores em Inteligência Artificial nas escolas brasileiras.

BÊ-Á-BÁ - Professores do Colégio Bandeirantes (SP): capacitação em IA promovido pela escola (Foto: Colégio Bandeirantes/Divulgação)
Ouvir a notícia:
OpenAI, Anthropic e Microsoft promovem capacitação de professores em inteligência artificial
Ouvir a notícia
OpenAI, Anthropic e Microsoft promovem capacitação de professores em inteligência artificial - OpenAI, Anthropic e Microsoft promovem capacitação de professores em inteligência artificial
No Brasil, o desafio da Inteligência Artificial (IA) nas escolas tem sido enfrentado, especialmente por instituições de ensino particulares, que buscam preparar os alunos para um mercado de trabalho em constante evolução. Recentemente, Microsoft, OpenAI e Anthropic anunciaram um investimento de US$ 23 milhões para capacitar 400.000 professores em IA, criando a Academia Nacional de Instrução em IA.
A iniciativa, divulgada no dia 8 de outubro, visa desenvolver um currículo e métodos de ensino que serão aplicados desde a educação infantil até o ensino médio. A colaboração com a Federação Americana de Professores e a Federação Unida de Professores de Nova York promete um modelo nacional que poderá democratizar o uso da tecnologia nas escolas.
No Colégio Bandeirantes, um dos mais renomados de São Paulo, a capacitação dos professores já começou. Especialistas foram contratados para ensinar como utilizar a IA em sala de aula. Essa abordagem é parte de um movimento maior, onde cada instituição desenvolve seu próprio método de formação docente.
A Academia Nacional de Instrução em IA pretende criar um guia que ajude escolas e educadores a integrar a tecnologia no currículo e na metodologia de ensino. Essa mudança ocorre em um momento em que educadores estão começando a usar ferramentas de IA para otimizar planos de aula e transformar conteúdos em jogos interativos.
Embora a IA tenha o potencial de economizar tempo e ampliar as possibilidades de ensino, ainda não há consenso sobre sua eficácia em aumentar o engajamento e a aprendizagem dos alunos. A expectativa é que a nova academia contribua significativamente para a formação de professores e a inclusão da IA no cotidiano escolar.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.