Breaking News

11 de jul 2025

Goldman Sachs testa primeiro codificador autônomo em avanço da IA no mercado financeiro

Goldman Sachs integra engenheiro de software autônomo para aumentar produtividade em até quatro vezes, transformando o setor financeiro.

A tela exibe o logotipo da empresa Goldman Sachs no piso da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) na cidade de Nova York, EUA, em 7 de maio de 2025. (Foto: Brendan McDermid | Reuters)

A tela exibe o logotipo da empresa Goldman Sachs no piso da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) na cidade de Nova York, EUA, em 7 de maio de 2025. (Foto: Brendan McDermid | Reuters)

Ouvir a notícia

Goldman Sachs testa primeiro codificador autônomo em avanço da IA no mercado financeiro - Goldman Sachs testa primeiro codificador autônomo em avanço da IA no mercado financeiro

0:000:00

O Goldman Sachs anunciou a integração de Devin, um engenheiro de software autônomo desenvolvido pela startup Cognition, em sua equipe de 12 mil programadores. A iniciativa visa aumentar a produtividade dos desenvolvedores em até quatro vezes. O programa, que se destacou como o primeiro engenheiro de IA totalmente autônomo, é capaz de realizar tarefas complexas com mínima intervenção humana.

Marco Argenti, chefe de tecnologia do Goldman Sachs, afirmou que a intenção é usar a IA para complementar o trabalho humano. A empresa planeja implementar centenas a milhares de Devins, dependendo das necessidades. Além disso, o banco já lançou o GS AI Assistant, um chatbot que auxilia cerca de 10 mil funcionários em tarefas administrativas e técnicas.

Impactos no Setor Financeiro

A adoção de tecnologias de IA no setor financeiro levanta preocupações sobre o futuro do emprego. Projeções indicam que até 200 mil vagas podem ser eliminadas nos próximos anos devido à automação. Enquanto isso, empresas como Google e Microsoft já utilizam IA para gerar entre 30% e 50% do código de seus projetos.

No Brasil, o Nubank se destacou como um dos primeiros grandes clientes de Devin. A implementação da IA resultou em uma redução de custos de até 20 vezes e acelerou entregas em até 12 vezes. Victor Olivier, executivo do Nubank, descreveu a ferramenta como um divisor de águas, aumentando a eficiência em oito vezes em processos complexos.

Argenti enfatizou a visão de um "trabalho híbrido", onde humanos e IA coexistem. Ele destacou que engenheiros precisarão descrever problemas de forma clara e supervisionar o trabalho dos agentes de IA. A transformação no setor financeiro promete ganhos em eficiência, mas também apresenta desafios em relação ao emprego e à supervisão humana nas operações.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela