23 de jan 2025
Google remove ‘breadcrumbs’ das URLs nos resultados de busca móvel
Google alterou a exibição de URLs em buscas móveis, mostrando apenas o domínio. A mudança visa otimizar o espaço em telas menores, como smartphones e tablets. Desde 2009, as buscas móveis exibiam "breadcrumbs" para hierarquia de URLs. A estrutura de URLs continua visível em desktops, sem alterações nos resultados. A decisão reflete a utilidade reduzida dos "breadcrumbs" em dispositivos móveis.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Google remove ‘breadcrumbs’ das URLs nos resultados de busca móvel
Ouvir a notícia
Google remove ‘breadcrumbs’ das URLs nos resultados de busca móvel - Google remove ‘breadcrumbs’ das URLs nos resultados de busca móvel
O Google anunciou uma mudança significativa na exibição de URLs nos resultados de busca móvel em todo o mundo. Desde 2009, os resultados mostravam "breadcrumbs", que indicam a hierarquia do URL de uma página usando o símbolo “>” após o nome do domínio. A partir de agora, apenas o domínio será exibido em smartphones e tablets. Essa alteração não afetará as buscas em desktop, onde a estrutura de URL continuará a ser apresentada com as breadcrumbs.
A decisão do Google se baseia na constatação de que “o elemento breadcrumb não é tão útil para pessoas que buscam em dispositivos móveis, pois é cortado em telas menores”. Essa limitação é evidente em dispositivos como o iPhone 13 Mini, que exibe apenas uma parte do URL. Embora as breadcrumbs ainda apareçam em algumas buscas móveis, a tendência é que essa informação seja suprimida.
Além de melhorar a experiência em telas pequenas, a mudança também impacta dispositivos móveis maiores, que poderiam exibir as breadcrumbs sem problemas. Essas informações são úteis para que os usuários entendam rapidamente em que seção de um site estão navegando. O Google, portanto, busca otimizar a visualização das informações para facilitar a navegação em dispositivos móveis.
Os desenvolvedores web ainda têm controle sobre como os resultados aparecem, seguindo as diretrizes de dados estruturados do Google, que também regulam a exibição de informações em snippets e outras áreas. Essa mudança reflete a adaptação contínua do Google às necessidades dos usuários em um mundo cada vez mais móvel.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.