25 de jan 2025
Musk propõe uso de blockchain para aumentar eficiência no governo dos EUA
Elon Musk lidera a iniciativa DOGE, focada em modernizar a tecnologia federal. Discussões sobre blockchain visam rastrear gastos e proteger dados governamentais. A Casa Branca e o DOGE não comentaram sobre as conversas em andamento. Trump implementou políticas favoráveis às criptomoedas, criando um grupo de trabalho. Uso de blockchain pelo governo é inédito e pode enfrentar desafios de governança.
Elon Musk no evento de posse de Donald Trump (Foto: Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Musk propõe uso de blockchain para aumentar eficiência no governo dos EUA
Ouvir a notícia
Musk propõe uso de blockchain para aumentar eficiência no governo dos EUA - Musk propõe uso de blockchain para aumentar eficiência no governo dos EUA
Elon Musk está em conversas sobre a implementação de blockchain no novo Departamento de Eficiência Governamental, uma iniciativa que visa modernizar a administração pública. Fontes anônimas indicam que Musk, à frente do projeto conhecido como DOGE, considera o uso de um livro-razão digital para reduzir custos e melhorar a transparência em gastos federais, proteção de dados e gestão de pagamentos. As discussões incluem a avaliação de tecnologias de várias blockchains públicas.
O presidente Donald Trump tem demonstrado apoio à indústria de ativos digitais, tendo assinado uma ordem executiva que cria um grupo de trabalho sobre criptomoedas. O DOGE, estabelecido em 20 de janeiro, busca identificar cortes de gastos e apresentar recomendações até 4 de julho de 2026. Musk já recrutou cerca de 100 voluntários para desenvolver códigos que possam ser utilizados em projetos que visem eliminar desperdícios e fraudes, um tema central na campanha de Trump para 2024.
Embora a ideia de usar blockchain em larga escala não seja nova, sua aplicação em um governo como o dos EUA ainda é inédita. Projetos anteriores, como os da Walmart, enfrentaram desafios significativos, e muitos acabaram estagnados. A Gartner previu que a maioria das implementações de blockchain precisaria ser substituída para se manter competitiva. Especialistas, como Sam Hammond, sugerem que uma blockchain interna poderia ser útil, mas questionam a necessidade dessa tecnologia em comparação com bancos de dados tradicionais.
A utilização de blockchains públicas traz preocupações sobre controle e segurança, conforme apontado por Campbell Harvey, professor de finanças da Duke University. Apesar disso, algumas instituições já adotaram blockchains públicas para fins comerciais. Se o DOGE avançar com a tecnologia, poderá representar um dos maiores projetos governamentais nos Estados Unidos, desafiando a forma como a administração pública opera.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.