10 de fev 2025
Empreendedora cria app para combater solidão e já arrecada $646 mil em investimentos
Nicola Gunby, empreendedora de 30 anos, co fundou o aplicativo Cliq em 2023. O app já arrecadou £528,900 e conquistou 100 mil usuários globalmente. Cliq conecta pessoas por interesses comuns, promovendo encontros reais. A iniciativa surge em resposta à crescente crise de solidão pós pandemia. Gunby destaca a diferença entre redes sociais e aplicativos de networking autêntico.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Empreendedora cria app para combater solidão e já arrecada $646 mil em investimentos
Ouvir a notícia
Empreendedora cria app para combater solidão e já arrecada $646 mil em investimentos - Empreendedora cria app para combater solidão e já arrecada $646 mil em investimentos
Nicola Gunby, uma empreendedora de 30 anos, se mudou para Londres em 2021, após a pandemia, em busca de uma comunidade de amigos. No entanto, ela e seu parceiro, Jason Iliffe, se sentiram isolados na cidade. Gunby, cofundadora do aplicativo de networking social Cliq, tentou diversas abordagens, como eventos de networking e aplicativos de amizade, mas não obteve sucesso. "Como pode ser que em uma cidade com milhões de pessoas você tenha dificuldade em encontrar uma conexão verdadeira?" questionou.
Diante da dificuldade em fazer amigos, Gunby e Iliffe decidiram criar uma plataforma que promovesse encontros reais. Fundado em fevereiro de 2023, o Cliq permite que os usuários se juntem a comunidades baseadas em interesses, como corrida e leitura, facilitando a organização de eventos presenciais. Gunby destacou que o objetivo é "tornar mais fácil conhecer pessoas de forma autêntica", incentivando os usuários a interagir pessoalmente, em vez de ficarem presos às telas.
Desde seu lançamento, o Cliq arrecadou £ 528.900 (aproximadamente $ 646.000) em financiamento e conquistou 100.000 usuários globalmente, com os Estados Unidos, Austrália e Bali como principais mercados fora do Reino Unido. A criação do aplicativo surge em um contexto de crescente solidão, evidenciado por uma pesquisa da Gallup, que revelou que um em cada cinco entrevistados se sentiu solitário "grande parte do dia" em 2023.
Gunby observou que a pandemia intensificou a introversão e o medo de socializar, enquanto a tecnologia e as redes sociais contribuíram para a superficialidade das conexões. O cirurgião geral dos EUA, Vivek Murthy, também abordou a questão da solidão, sugerindo que investir em relacionamentos e comunidade pode ser uma solução. Gunby acredita que o sucesso do Cliq se deve ao foco em interesses compartilhados, criando um espaço onde as interações são facilitadas por atividades em comum, tornando mais fácil para os usuários se conectarem de forma significativa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.