10 de fev 2025
UFF cria rastreador inovador para detectar fraudes na rede elétrica
A UFF e a Light desenvolvem equipamento para detectar fraudes elétricas. O protótipo, financiado pela Aneel, já está em fase de testes. Sistema promete aumentar produtividade em quatro vezes nas inspeções. Expectativa de redução de perdas comerciais pode baixar tarifas para consumidores. Tecnologia compara energia fornecida e faturada, identificando desvios e adulterações.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
UFF cria rastreador inovador para detectar fraudes na rede elétrica
Ouvir a notícia
UFF cria rastreador inovador para detectar fraudes na rede elétrica - UFF cria rastreador inovador para detectar fraudes na rede elétrica
Um novo equipamento para detectar ligações clandestinas de energia elétrica está em fase final de desenvolvimento, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Light. O projeto, financiado pela empresa no âmbito do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já possui um protótipo funcional em testes e aguarda a industrialização para uma implementação mais ampla.
O sistema foi projetado para ajudar as equipes de campo da distribuidora a identificar desvios em ramais de baixa tensão. Ele consiste em dois módulos: um transmissor, que é instalado no início do ramal, e um receptor, que fica no medidor. Essa tecnologia permite comparar a energia fornecida com a faturada, facilitando a identificação de furtos e adulterações no medidor, como o uso de ímãs.
De acordo com o professor Henrique Henriques, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Telecomunicações da UFF, o novo sistema representa um avanço em relação aos métodos tradicionais de inspeção. “O equipamento usa comunicação entre os pontos para fazer o balanço de energia, o que agiliza muito o processo. Há um ganho de produtividade na inspeção de quatro vezes, em comparação aos métodos convencionais,” afirma.
Henriques também destaca que fraudes e furtos de energia impactam de 30% a 40% do faturamento da empresa. Com a implementação do rastreador, espera-se um aumento na energia recuperada e uma redução nas perdas comerciais, o que pode resultar em tarifas mais baixas para os consumidores. “Se a fornecedora de energia reduzir essas perdas, o impacto positivo é direto na tarifa,” conclui.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.