06 de mar 2025
Novos smartphones trifold ganham destaque no Mobile World Congress após lançamento da Huawei
A Huawei lançou o Mate XT, smartphone com três telas, por € 3.499 ($3.678,56). Samsung apresentou conceitos "trifold", Flex G e Flex S, no Mobile World Congress. O mercado de smartphones enfrenta estagnação, buscando inovação em design. O segmento de telefones dobráveis cresceu 6,4%, mas representa apenas 1,6% das vendas. Samsung lidera o mercado de dobráveis com 32,9% de participação em 2024.
"O Flex S é outro dispositivo conceito que a Samsung apresentou na MWC. Ele se dobra de uma maneira mais em zigue-zague para formar uma forma de \"S\". (Foto: Ryan Browne | CNBC)"
Ouvir a notícia:
Novos smartphones trifold ganham destaque no Mobile World Congress após lançamento da Huawei
Ouvir a notícia
Novos smartphones trifold ganham destaque no Mobile World Congress após lançamento da Huawei - Novos smartphones trifold ganham destaque no Mobile World Congress após lançamento da Huawei
Durante o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, várias empresas apresentaram inovações em tecnologia de displays, incluindo a Samsung, que revelou seus novos dispositivos conceito "trifold": o Flex G e o Flex S. O Flex G possui três telas que se dobram para dentro e para fora, semelhante a um livro, enquanto o Flex S tem um formato em ziguezague, lembrando a letra "S". Esses modelos são apenas conceitos e não estarão disponíveis para venda em breve, mas sinalizam uma nova onda de inovação no mercado de smartphones.
O mercado de smartphones tem enfrentado um platô nos últimos anos, com muitos modelos mantendo o formato tradicional de dispositivos em barra. Após o lançamento do primeiro iPhone em 2008, as fabricantes buscam agora sair da chamada "maré da mesmice". Nesse contexto, a startup britânica Nothing lançou o Phone (3a), um modelo de orçamento com design peculiar e um sistema de luzes LED que se acende durante chamadas ou notificações. O cofundador da empresa, Akis Evangelidis, destacou que os consumidores estão buscando produtos que ofereçam benefícios emocionais, especialmente no mercado indiano.
A startup chinesa Tecno também apresentou seu smartphone trifold, o Phantom Ultimate 2, que se dobra em um formato "S" semelhante ao Flex S da Samsung. Apesar do esforço das fabricantes em lançar novos dispositivos dobráveis, essa categoria ainda é considerada nichada, representando apenas 1,6% das remessas globais de smartphones, segundo dados da IDC. O preço médio dos smartphones dobráveis é quase três vezes maior que o dos convencionais, o que pode ser um obstáculo para muitos consumidores.
No entanto, as empresas estão aprimorando seus modelos para atender melhor às necessidades dos usuários. A Oppo apresentou o Find N5, que, apesar de ter apenas duas telas, é mais fino que concorrentes como o Galaxy Fold 6 da Samsung. Em 2024, a Samsung lidera o segmento de dobráveis com uma participação de mercado de 32,9%, seguida pela Huawei com 23,1% e Motorola com 17%. Apesar dos preços elevados, as fabricantes acreditam que os consumidores estão dispostos a investir em uma experiência de qualidade superior.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.