20 de mar 2025
Huawei lança Pura X, primeiro smartphone com HarmonyOS 5, desafiando Apple e Google
Huawei lançou o Pura X, seu primeiro smartphone com HarmonyOS 5. O dispositivo dobrável possui tela de 6,3 polegadas e design inovador. A participação de mercado da Huawei na China cresceu para 16,2% em 2024. O Pura X marca a desvinculação da Huawei do sistema Android da Google. Equipado com assistente de IA Xiaoyi, o Pura X busca competir com a Apple.
Richard Yu Chengdong, diretor executivo da Huawei e presidente do Conselho de Diretores do Grupo de Negócios de Consumidor, apresenta o telefone móvel HUAWEI Pura X em uma conferência de lançamento de novos produtos em 20 de março de 2025 em Shenzhen, China. (Foto: Vcg | Visual China Group | Getty Images)
Ouvir a notícia:
Huawei lança Pura X, primeiro smartphone com HarmonyOS 5, desafiando Apple e Google
Ouvir a notícia
Huawei lança Pura X, primeiro smartphone com HarmonyOS 5, desafiando Apple e Google - Huawei lança Pura X, primeiro smartphone com HarmonyOS 5, desafiando Apple e Google
Huawei lançou o Pura X, seu primeiro smartphone dobrável, que opera com o sistema HarmonyOS 5, desenvolvido pela própria empresa. O dispositivo, apresentado na quinta-feira, possui uma tela de 6,3 polegadas quando aberto, com uma proporção de 16:10, oferecendo uma área de visualização mais ampla em comparação com outros modelos. Quando dobrado, o aparelho se transforma em um quadrado compacto, apresentando uma tela de 3,5 polegadas e uma câmera frontal. O preço inicial do Pura X é de 7.499 yuan (aproximadamente R$ 1.037).
A importância do Pura X para a Huawei se dá por dois motivos principais. Primeiro, a empresa observou um ressurgimento em suas vendas de smartphones na China após o impacto das sanções dos EUA, que afetaram severamente seus negócios. A Huawei tem se destacado ao lançar dispositivos inovadores, como um smartphone trifold, buscando se diferenciar de seus concorrentes. No quarto trimestre de 2024, a participação de mercado da Huawei na China subiu para 16,2%, enquanto a da Apple caiu de 20% para 17,4%, segundo a International Data Corporation.
O segundo aspecto relevante é que o Pura X é o primeiro a utilizar o HarmonyOS 5, que foi lançado inicialmente como HarmonyOS Next em novembro. Este sistema operacional não utiliza mais código da versão de código aberto do Android, representando um passo significativo da Huawei em sua tentativa de desvincular-se do Google, que foi forçada a interromper a colaboração com a empresa em 2019 devido às sanções dos EUA.
Além disso, o Pura X conta com Xiaoyi, o assistente de inteligência artificial da Huawei, que é suportado por modelos de IA desenvolvidos internamente e pela empresa DeepSeek. Essa integração de tecnologia visa aprimorar a experiência do usuário, destacando a ambição da Huawei em se estabelecer como uma alternativa viável no mercado de smartphones.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.