Festival Negritudes no Rio (Foto: Lilo Oliveira/TV Globo)  
Os cantores Alcione e Mumuzinho, a atriz Isabel Fillardis e o idealizador, pesquisador e produtor do Negro Mundo, Pedro Rajão, participam da mesa ‘As narrativas da vida e da obra de Alcione’, com mediação da jornalista Aline Midlej (Foto: Globo/Manoella Mello)

Festival Negritudes no Rio (Foto: Lilo Oliveira/TV Globo) Os cantores Alcione e Mumuzinho, a atriz Isabel Fillardis e o idealizador, pesquisador e produtor do Negro Mundo, Pedro Rajão, participam da mesa ‘As narrativas da vida e da obra de Alcione’, com mediação da jornalista Aline Midlej (Foto: Globo/Manoella Mello)

Ouvir a notícia

Festival Negritudes Globo promove debates sobre representatividade e cultura negra no Rio - Festival Negritudes Globo promove debates sobre representatividade e cultura negra no Rio

0:000:00

O Festival Negritudes Globo ocorreu nesta quinta-feira (15) no Galpão da Cidadania, na Gamboa, Centro do Rio de Janeiro. O evento, que valoriza o protagonismo negro no Brasil, conta com debates e shows, incluindo a apresentação de Teresa Cristina. A programação inclui onze mesas de debate e será transmitida ao vivo pelo Canal Futura no Globoplay.

Na terceira mesa, intitulada “Luz, câmera e autoestima negra: a reconstrução do imaginário pelas telas”, participaram a atriz Duda Santos, a roteirista Renata Sofia e o filósofo Renato Noguera, mediados pela jornalista Kenya Sade. Os convidados discutiram a importância da representatividade negra no audiovisual. Renata destacou que "é muito diferente ser uma mulher negra da Zona Norte escrevendo o texto de um personagem branco da Zona Sul".

Outro painel, “Música negra: samba, rap e funk cantam o Rio”, contou com a presença do rapper MV Bill, do intérprete Neguinho da Beija-Flor e da atriz Erika Januza, mediado pelo apresentador Paulo César Vasconcellos. O debate abordou as dificuldades e conquistas na música. Erika enfatizou que o carnaval, apesar de sua grandeza, ainda é marginalizado e que "é um momento que os homens e mulheres negras ganham voz".

O jornalista Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo, ressaltou a importância do local escolhido para o festival, próximo a espaços históricos como o Cais do Valongo. Ele afirmou que o evento busca "ressignificar toda essa história, falando de inspirações e empreendedorismo social".

O festival, que começou com a apresentação de Alcione e Mumuzinho, também contará com a presença de outros artistas renomados, como Gilberto Gil e Isabel Fillardis. Com a realização em outras cidades como Salvador e São Paulo ao longo de 2025, o Negritudes se firmou como um importante espaço de valorização da cultura negra no Brasil.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela