15 de mai 2025
Escola Olodum inaugura sede no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira no Rio
Escola Olodum inaugura sede no Museu da História e Cultura Afro Brasileira no Rio, oferecendo cursos gratuitos e lançando livro sobre sua metodologia.
Aluno da escola de Olodum (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Escola Olodum inaugura sede no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira no Rio
Ouvir a notícia
Escola Olodum inaugura sede no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira no Rio - Escola Olodum inaugura sede no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira no Rio
A partir de 29 de maio, a Escola Olodum terá um novo endereço no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, no Rio de Janeiro. O projeto, inspirado na experiência de Salvador, oferecerá cursos gratuitos nas áreas de Percussão Samba-Reggae, Canto Coral e Dança Afro para alunos a partir de 10 anos. A iniciativa visa promover uma “Afrobetização cidadã”.
A escolha do museu como sede é simbólica, pois está localizado próximo ao Cais do Valongo, um espaço emblemático da memória afro-brasileira. Recentemente, o museu foi eleito o melhor destino nacional de Afroturismo pela plataforma Guia Negro, que valoriza as raízes afro-brasileiras.
No dia da inauguração, será lançado o livro "Pedagogia Olodum – Epistemologia do Samba-Reggae", de Mara Felipe. A obra sistematiza a metodologia educativa da Escola Olodum e sua contribuição à luta antirracista no Brasil. O projeto é realizado pela Associação Riart e idealizado por Ana Brites, diretora da instituição.
A coordenação pedagógica ficará a cargo do educador musical Anderson Vieira. As inscrições para as aulas gratuitas podem ser feitas através do site da Escola Olodum.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.