16 de mai 2025

Smithsonian e AlUla firmam parceria para pesquisa e intercâmbio cultural
A parceria entre o Smithsonian e a Arábia Saudita foca na preservação de Dadan e expande colaborações culturais globais.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Smithsonian e AlUla firmam parceria para pesquisa e intercâmbio cultural
Ouvir a notícia
Smithsonian e AlUla firmam parceria para pesquisa e intercâmbio cultural - Smithsonian e AlUla firmam parceria para pesquisa e intercâmbio cultural
A Smithsonian’s National Museum of Asian Art (NMAA) firmou um acordo com a Royal Commission for AlUla da Arábia Saudita, ampliando uma colaboração que já ocorre há dois anos. O contrato, assinado por Chase Robinson, diretor do NMAA, e Abeer Al Akel, CEO da RCU, visa esforços conjuntos em pesquisa arqueológica, empréstimos de exposições e intercâmbio curatorial.
O foco da parceria é Dadan, antiga capital das civilizações lihyanita e dadanita, localizada na rota do Incenso, uma rede comercial que ligava a Índia ao Mediterrâneo. O governo saudita prioriza a preservação de Dadan como parte de sua estratégia de rebranding cultural, buscando posicionar o país como um destino cultural global.
Robinson destacou que as equipes de conservação e curadoria já trabalham em pesquisas sobre estátuas recentemente descobertas em AlUla. O novo acordo permitirá aprofundar essas atividades e estabelecer redes profissionais de longo prazo. As iniciativas incluem conservação e pesquisa em arqueologia, planejamento de exposições e desenvolvimento profissional em áreas como gestão de museus.
Este acordo é parte de uma série de parcerias culturais que a Arábia Saudita tem formado com instituições internacionais, como o Centre Pompidou e a Unesco, dentro do plano Vision 2030 de diversificação econômica. Embora essas ações tenham ajudado a posicionar AlUla como um novo polo cultural, também enfrentam críticas por serem vistas como uma forma de "artwashing", desviando a atenção das questões de direitos humanos no país.
Recentemente, a administração Trump anunciou um compromisso da Arábia Saudita de investir $ 600 bilhões nos Estados Unidos, incluindo um grande contrato de armamentos de $ 142 milhões.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.