20 de mai 2025
Janja recebe a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural em cerimônia no Rio de Janeiro
Primeira dama Janja recebe a Grã Cruz da Ordem do Mérito Cultural em cerimônia que homenageia 112 personalidades no Palácio Capanema.
Primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, receberá maior distinção do Ministério da Cultura (Foto: Gabriela Biló/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Janja recebe a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural em cerimônia no Rio de Janeiro
Ouvir a notícia
Janja recebe a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural em cerimônia no Rio de Janeiro - Janja recebe a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural em cerimônia no Rio de Janeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, entregam nesta terça-feira, 20, a Ordem do Mérito Cultural (OMC) à primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Janja receberá a Grã-Cruz, o mais alto grau da honraria, que será concedida a 112 pessoas e 14 instituições.
A OMC, que estava suspensa desde 2019, foi retomada em 2024. O Ministério da Cultura destaca Janja como uma socióloga com forte atuação em causas sociais, direitos das mulheres e combate à fome. A cerimônia também celebra os 40 anos do Ministério da Cultura, com o tema “Democracia e Cultura”.
Entre os homenageados estão artistas renomados como Alceu Valença, Fernanda Torres, Alcione, Xuxa e Walter Salles. A lista reflete a diversidade cultural do Brasil, abrangendo segmentos como música, literatura, artes visuais e cultura indígena. As indicações foram analisadas por uma Comissão Técnica e pelo Conselho da Ordem.
Além da Grã-Cruz, a OMC concede os graus de Comendador e Cavaleiro. A primeira-dama já havia sido reconhecida em 2023 com o grau máximo da Ordem de Rio Branco, por seus serviços excepcionais. A cerimônia de hoje também marca a reinauguração do Palácio Capanema, fechado por uma década.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.