12 de abr 2025
Cientistas revelam que lado afastado da Lua pode ser mais seco que o lado próximo
Pesquisadores chineses revelam que o lado afastado da Lua pode ser mais seco que o lado próximo, desafiando teorias sobre sua formação.
Pesquisador segura amostra do solo lunar obtida na missão Chang'e-6, da China (Foto: Jin Liwang/Xinhua)
Ouvir a notícia:
Cientistas revelam que lado afastado da Lua pode ser mais seco que o lado próximo
Ouvir a notícia
Cientistas revelam que lado afastado da Lua pode ser mais seco que o lado próximo - Cientistas revelam que lado afastado da Lua pode ser mais seco que o lado próximo
Pesquisadores chineses, utilizando amostras da missão Chang'e 6, afirmam que o lado afastado da Lua pode ser mais seco que o lado próximo. A descoberta, publicada na revista Nature, sugere que o interior lunar apresenta menos água no manto.
A missão Chang'e 6, realizada em junho de 2023, coletou cerca de dois quilos de rególito da bacia do Polo Sul-Aitken. Essa região é a cratera mais profunda da Lua e a análise das amostras revelou que a quantidade de água no manto lunar é de 1 a 1,5 grama de água para cada milhão de gramas de rocha lunar. Em comparação, amostras do lado próximo indicam um conteúdo de água até duzentas vezes maior.
Os pesquisadores acreditam que o impacto que formou a bacia do Polo Sul-Aitken pode ter deslocado água para o lado próximo da Lua. Outra hipótese sugere que as amostras da Chang'e 6 provêm de uma região mais profunda e seca do manto. O geólogo planetário Shuai Li, da Universidade do Havaí, destaca que informações de uma única amostra podem ser limitadas.
A análise cuidadosa das amostras, que incluiu a seleção manual de partículas, foi elogiada por Mahesh Anand, da Open University. Ele ressalta que mais amostras de diferentes locais serão necessárias para entender melhor a distribuição de água no interior lunar.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.