27 de jan 2025
Escolas do DF promovem projeto sobre uso seguro da internet para estudantes
O projeto "Juntos por Uma Internet Segura" inicia em 10 de fevereiro no DF. A iniciativa visa conscientizar sobre o uso responsável da internet e riscos online. Parceria com a SaferNet Brasil inclui capacitação de servidores e conselheiros tutelares. Ações educativas abordarão respeito e segurança no ambiente virtual e físico. Dados mostram que 93% dos jovens de 9 a 17 anos usam a internet, reforçando a necessidade.
Projeto Cidadania nas Escolas, da Sejus-DF, vai ajudar estudantes a utilizarem melhor a internet (Foto: Divulgação/Sejus-DF)
Ouvir a notícia:
Escolas do DF promovem projeto sobre uso seguro da internet para estudantes
Ouvir a notícia
Escolas do DF promovem projeto sobre uso seguro da internet para estudantes - Escolas do DF promovem projeto sobre uso seguro da internet para estudantes
Com o início das aulas em 10 de fevereiro, os estudantes da rede pública do Distrito Federal participarão do projeto Juntos por Uma Internet Segura para Crianças e Adolescentes, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em parceria com a SaferNet Brasil. A iniciativa visa educar os alunos sobre o uso responsável da internet, abordando temas como respeito à privacidade, identificação de conteúdos confiáveis e prevenção de discursos de ódio.
Durante o ano letivo, a Sejus-DF realizará debates, oficinas e outras atividades educativas, além de campanhas de conscientização para promover um ambiente escolar que valorize o respeito tanto no mundo físico quanto no virtual. O projeto Cidadania nas Escolas será um dos responsáveis por essas ações, preparando os alunos para navegar de maneira consciente na internet.
A parceria com a SaferNet, que terá duração de dois anos, também incluirá capacitação para servidores públicos, conselheiros tutelares e jovens do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, um estudo está sendo conduzido para incluir a conscientização sobre os riscos das plataformas de apostas online, orientando os jovens sobre a proteção de seus dados pessoais.
Dados da Pesquisa TIC Kids Online revelam que 93% da população brasileira entre 9 e 17 anos utiliza a internet, o que torna essencial a educação sobre os hábitos e riscos online. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca a importância de ensinar as crianças sobre os perigos da internet e como se proteger, afirmando que a ferramenta deve ser utilizada com responsabilidade para evitar sérios problemas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.