27 de jan 2025
Roubos em transporte coletivo no Distrito Federal caem 49,3% em 2024
Roubos em transportes coletivos no Distrito Federal caíram 49,3% em 2024. Desde 2016, a redução total chega a 93%, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Governador Ibaneis Rocha destaca inovações como pagamento digital e câmeras. Aproximadamente 1,3 mil câmeras monitoram áreas estratégicas, ajudando investigações. Quatro cidades, como Samambaia, tiveram quedas significativas, com 71% em um ano.
Roubos em transporte coletivo diminuem 49,3% no DF (Foto: Ed Alves/CB/DA.Press)
Ouvir a notícia:
Roubos em transporte coletivo no Distrito Federal caem 49,3% em 2024
Ouvir a notícia
Roubos em transporte coletivo no Distrito Federal caem 49,3% em 2024 - Roubos em transporte coletivo no Distrito Federal caem 49,3% em 2024
Os roubos em transportes coletivos no Distrito Federal apresentaram uma queda de 49,3% em 2024 em relação ao ano anterior, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Essa redução é ainda mais significativa quando comparada a 2016, ano em que começou a série histórica, com uma diminuição total de 93%. O governador Ibaneis Rocha (MDB) atribui essa melhora a iniciativas como a implementação do pagamento digital nos ônibus.
Ibaneis destacou que a queda nos índices de criminalidade é resultado de ações estratégicas que priorizam a inovação. Além do pagamento digital, o monitoramento por câmeras de segurança e operações integradas entre as forças de segurança foram fundamentais. Atualmente, o DF conta com cerca de 1,3 mil câmeras em locais estratégicos, que ajudam a identificar padrões de crimes e a direcionar investigações.
Os dados também revelam que dez regiões administrativas do DF tiveram uma diminuição nas ocorrências de roubos em transportes públicos. Entre elas, Samambaia, Estrutural, Ceilândia e Santa Maria se destacam. Samambaia, por exemplo, viu uma queda de 71%, passando de 137 ocorrências em 2023 para 40 em 2024. A Estrutural reduziu de 62 para 23 ocorrências, uma diminuição de 63%.
Além disso, sete das 35 regiões administrativas do DF não registraram roubos em transportes coletivos em 2024, incluindo Gama, Brazlândia, Guará, Cruzeiro, Varjão, Vicente Pires e Fercal. Essas informações refletem o impacto positivo das medidas de segurança implementadas na região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.