26 de abr 2025
Papa Francisco é sepultado em cerimônia privada na Basílica de Santa Maria Maggiore
Papa Francisco foi sepultado em cerimônia privada na Basílica de Santa Maria Maggiore, após funeral com 400 mil fiéis. Tumba simples reflete sua humildade.
Caixão do papa Francisco é carregado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde ele escolheu ser sepultado. (Foto: Piero Cruciatti/AFP)
Ouvir a notícia:
Papa Francisco é sepultado em cerimônia privada na Basílica de Santa Maria Maggiore
Ouvir a notícia
Papa Francisco é sepultado em cerimônia privada na Basílica de Santa Maria Maggiore - Papa Francisco é sepultado em cerimônia privada na Basílica de Santa Maria Maggiore
O papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em uma cerimônia privada realizada neste sábado, 26 de abril, após um funeral que reuniu 400 mil peregrinos e 130 delegações de chefes de Estado. A igreja permanecerá fechada ao público durante o dia, mas as visitações serão permitidas a partir da manhã de domingo, 27 de abril, conforme informou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
A tumba do papa é simples, conforme seu desejo, e apresenta apenas a inscrição de seu nome papal em latim, “Franciscus”, e uma réplica da cruz que usava, feita de ferro. O mármore utilizado na construção da tumba é originário da Ligúria, região onde seus avós viveram. Francisco, que faleceu aos 88 anos devido a um AVC e problemas cardiorrespiratórios, sempre se destacou por sua postura humilde e acessível.
Cerimônia e Homenagens
O funeral incluiu nove missas e uma homilia na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Após a cerimônia, seu caixão foi transportado em papamóvel por um trajeto de 4,4 quilômetros até a Basílica de Santa Maria Maggiore, acompanhado por uma multidão de fiéis. Francisco optou por ser sepultado fora do Vaticano, uma decisão que contrasta com a tradição de seus antecessores, que repousam nas Grutas do Vaticano.
Em seu testamento, o papa expressou o desejo de que seus restos mortais descansassem na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, onde costumava rezar. A escolha do local tem forte carga simbólica, pois abriga a imagem da Salus Populi Romani, a Virgem dos Romanos, a quem Francisco confiou sua vida e ministério.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.