08 de mai 2025
Católicos representam 19% da população dos EUA enquanto novo papa é eleito em Roma
Novo papa, Robert Prevost, é peruano e destaca a fé do povo do Peru em sua primeira bênção após ser eleito com mais de dois terços dos votos.
O novo papa Leão 14, Robert Prevost, faz primeiro discurso na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: Tiziana Fabi - 8.mai.2025/AFP)
Ouvir a notícia:
Católicos representam 19% da população dos EUA enquanto novo papa é eleito em Roma
Ouvir a notícia
Católicos representam 19% da população dos EUA enquanto novo papa é eleito em Roma - Católicos representam 19% da população dos EUA enquanto novo papa é eleito em Roma
Robert Prevost foi eleito novo papa após dois escrutínios, recebendo mais de dois terços dos votos do conclave, que contou com a participação de 133 cardeais. A fumaça branca que anunciou a escolha saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília).
Os católicos representam 19% da população adulta dos Estados Unidos, conforme pesquisa divulgada em fevereiro deste ano pelo Pew Research Center. Em contraste, os protestantes constituem a maioria, com 40% da população.
Prevost, cidadão peruano, destacou a fé do povo do Peru em sua primeira bênção. Nascido em Chicago, formou-se em matemática antes de se tornar padre aos 22 anos. Ele se juntou aos agostinianos e trabalhou em uma missão no Peru em 1985. Em 2014, retornou ao país como bispo de Chiclayo e ganhou a cidadania peruana no ano seguinte.
Considerado um moderado e um "construtor de pontes", Prevost era um dos cardeais com maior chance de ser eleito devido à sua inclinação pastoral e capacidade de governar a Cúria Romana. Mais de 20 mil pessoas se reuniram na Praça de São Pedro para receber a notícia, demonstrando emoção e agitando bandeiras após o anúncio.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.