09 de mai 2025
Papa Leão XIV destaca Santo Inácio de Antioquia em sua primeira missa para cardeais
Papa Leão XIV destaca martírio de Santo Inácio de Antioquia em sua primeira missa, reafirmando compromisso com serviço e entrega na Igreja.
Santo Inácio de Antioquia (Foto: Domínio Público)
Ouvir a notícia:
Papa Leão XIV destaca Santo Inácio de Antioquia em sua primeira missa para cardeais
Ouvir a notícia
Papa Leão XIV destaca Santo Inácio de Antioquia em sua primeira missa para cardeais - Papa Leão XIV destaca Santo Inácio de Antioquia em sua primeira missa para cardeais
Durante sua primeira missa para cardeais na Capela Sistina, nesta sexta-feira, 9, o papa Leão XIV fez uma citação significativa de Santo Inácio de Antioquia. Ele mencionou a frase: “Então serei verdadeiro discípulo de Jesus, quando o meu corpo for subtraído à vista do mundo.” Essa declaração reflete seu compromisso com a fé e a liderança na Igreja.
O papa destacou a importância do martírio e do serviço na autoridade eclesiástica. Segundo o Vaticano, Santo Inácio, que se converteu ao cristianismo em idade avançada, foi bispo de Alexandria e enfrentou a perseguição do imperador Trajano. Ele foi preso e levado a Roma, onde foi martirizado no Coliseu em 107 d.C. Durante sua viagem, Inácio escreveu sete cartas que abordam o cerne da fé cristã.
Na homilia, Leão XIV enfatizou a mensagem de Inácio, que pediu aos fiéis que não impedissem seu martírio, desejando morrer por amor a Deus. O papa afirmou: “Desaparecer para que Cristo permaneça, fazer-se pequeno para que Ele seja conhecido e glorificado.” Essa visão de liderança como serviço é um dos pilares que o novo pontífice pretende implementar em seu papado.
A professora Maria Clara Bingemer, do Departamento de Teologia da PUC-Rio, comentou que a citação de Santo Inácio demonstra a intenção de Leão XIV de que a autoridade na Igreja deve ser entendida como um serviço até o fim. “Ele deseja se entregar até o fim no ministério que lhe foi confiado,” afirmou a professora em entrevista à Rádio Eldorado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.