16 de mai 2025
Católicos no Brasil buscam novas respostas em meio à crise de identidade religiosa
Cresce a desconexão dos católicos brasileiros com a Igreja, com 55% se considerando "não praticantes" em meio a mudanças sociais.
MISSÃO - Leão XIV: a dura tarefa de caminhar sobre uma fina linha entre a tradição e os ventos da modernidade (Foto: Vatican Media/CPP/HANS LUCAS/AFP)
Ouvir a notícia:
Católicos no Brasil buscam novas respostas em meio à crise de identidade religiosa
Ouvir a notícia
Católicos no Brasil buscam novas respostas em meio à crise de identidade religiosa - Católicos no Brasil buscam novas respostas em meio à crise de identidade religiosa
**Uma pesquisa recente revela que 55% dos católicos brasileiros se consideram "não praticantes", evidenciando uma crescente desconexão com a Igreja Católica. O levantamento, realizado pela MindMiners, mostra que muitos fiéis estão distantes da liturgia e da frequência às missas. Apenas 28% dos entrevistados vão à missa regularmente.
Historicamente, o catolicismo desempenhou um papel central na identidade nacional brasileira. No entanto, a realidade atual reflete um cenário de transformação. Em 1940, 95% da população se identificava como católica, mas esse número caiu para 64% em 2010. Projeções indicam que, em 2032, os evangélicos poderão superar os católicos no Brasil.
O novo papa, Leão XIV, enfrenta o desafio de reconectar a Igreja com os fiéis. A pesquisa aponta que 64% dos católicos não frequentam templos e 72% não vão à missa. A maioria dos entrevistados busca uma fé mais plural e questionadora, em contraste com os dogmas tradicionais da Igreja.
Além disso, 27% dos católicos consideram migrar para outras religiões, sendo 61% deles interessados em denominações evangélicas. A pesquisa revela que a Igreja Católica precisa se adaptar às mudanças sociais e culturais, especialmente em um país onde a população se tornou mais urbana e diversificada.
A pesquisa também destaca que muitos católicos se sentem desconectados das estruturas eclesiásticas. A busca por respostas em credos diversos ou na ausência de religião é uma tendência crescente. O novo pontífice terá que estabelecer um diálogo com essa nova realidade para reverter o declínio do catolicismo no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.