GDF inicia substituição de 173 mil luminárias por LED para modernizar iluminação pública
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lançou programa de modernização. Serão trocadas 173 mil lâmpadas de vapor de sódio por LED, com R$ 300 milhões. A meta é concluir as substituições até 2025, priorizando áreas de maior fluxo. Lâmpadas LED oferecem até 50% de economia e duram até 60 mil horas. A modernização visa melhorar segurança pública e qualidade de vida da população.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
GDF inicia substituição de 173 mil luminárias por LED para modernizar iluminação pública
Ouvir a notícia
GDF inicia substituição de 173 mil luminárias por LED para modernizar iluminação pública - GDF inicia substituição de 173 mil luminárias por LED para modernizar iluminação pública
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, um programa de modernização da iluminação pública que substituirá 100% das luminárias por lâmpadas de LED. O projeto, que envolve um investimento de R$ 300 milhões, visa substituir 173 mil luminárias em todas as regiões administrativas, com o objetivo de melhorar a infraestrutura, economizar energia e aumentar a segurança nas ruas.
Ibaneis destacou que essa transformação é uma necessidade moderna, já observada em diversas partes do mundo. Ele ressaltou a importância da parceria com a Câmara Legislativa e mencionou que a nova iluminação contribuirá para a qualidade de vida da população. O governador também informou que a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia Ambiental de Saneamento do DF (Caesb) e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) estarão envolvidas no processo de transição energética.
A primeira fase do projeto priorizará áreas com maior fluxo de pessoas e veículos, como Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto, com a instalação de 69 mil novas luminárias de LED. O diretor-presidente da CEB Ipes, Edison Garcia, afirmou que a iluminação é um fator crucial para a segurança pública e a qualidade de vida, e que a escolha por lâmpadas LED permitirá uma economia de até 50% no consumo de energia, além de uma vida útil superior.
Com a modernização, espera-se que até o final de 2025, 53,82% do parque de iluminação pública esteja completamente atualizado. As lâmpadas LED, que possuem uma vida útil de até 60 mil horas, serão uma alternativa mais sustentável em relação às lâmpadas de vapor de sódio, que têm uma duração máxima de 32 mil horas. O projeto não apenas transformará a paisagem urbana, mas também criará uma rede de iluminação mais eficiente e com menor custo de manutenção.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.