12 de abr 2025

Asteroide pode ter sido a única causa do extermínio dos dinossauros, aponta estudo recente
Estudo recente da University College of London desafia a ideia de que dinossauros estavam em declínio antes do impacto do asteroide.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Asteroide pode ter sido a única causa do extermínio dos dinossauros, aponta estudo recente
Ouvir a notícia
Asteroide pode ter sido a única causa do extermínio dos dinossauros, aponta estudo recente - Asteroide pode ter sido a única causa do extermínio dos dinossauros, aponta estudo recente
Um novo estudo da University College of London sugere que a extinção dos dinossauros pode ter sido exclusivamente causada pela colisão de um asteroide, e não por um declínio populacional anterior. A pesquisa, publicada na revista Current Biology, analisa mais de oito mil fósseis da América do Norte, datados entre 66 e 84 milhões de anos atrás.
Os pesquisadores afirmam que a escassez de fósseis mais recentes pode ter levado à crença de que os dinossauros já estavam em declínio antes do impacto. O principal autor do estudo, Chris Dean, destaca que a qualidade do registro fóssil piorou nos seis milhões de anos que antecederam a colisão, mas isso não indica uma real diminuição nas populações.
Os dados sugerem que, na verdade, os dinossauros poderiam ter estado em uma situação melhor do que se pensava, com uma diversidade de espécies maior do que o registro fóssil indica. Alessandro Chiarenza, coautor do estudo, afirma que, se não fosse pelo asteroide, os dinossauros poderiam ainda coexistir com mamíferos e aves.
Os clados de dinossauros analisados incluem Ankylosauridae, Ceratopsidae, Hadrosauridae e Tyrannosauridae. A pesquisa reabre o debate sobre a extinção dos dinossauros, sugerindo que a colisão foi o fator decisivo para o fim dessas espécies.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.