07 de mar 2025
Papa Francisco clama por ação urgente na COP 30 e destaca a ecologia integral
A Campanha da Fraternidade de 2025, da CNBB, foca em "Fraternidade e Ecologia Integral". Papa Francisco enviou mensagem destacando a urgência de mudança ambiental. A COP30 em Belém, em novembro, é vista como marco para compromissos climáticos. Dom Ricardo Hoepers alertou sobre a exploração dos recursos naturais e suas consequências. A campanha busca promover a conversão pessoal e coletiva em prol da ecologia.
Papa Francisco celebra missa e beija a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida em 24 de julho de 2013 em Aparecida, São Paulo, Brasil. (Foto: Buda Mendes/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Papa Francisco clama por ação urgente na COP 30 e destaca a ecologia integral
Ouvir a notícia
Papa Francisco clama por ação urgente na COP 30 e destaca a ecologia integral - Papa Francisco clama por ação urgente na COP 30 e destaca a ecologia integral
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início à Campanha da Fraternidade de 2025 com uma mensagem do Papa Francisco, cujo tema é "Fraternidade e Ecologia Integral". A carta, lida em Brasília, foi escrita três dias antes da internação do pontífice por problemas respiratórios. Francisco enfatizou a necessidade de uma mudança profunda na relação com o meio ambiente e expressou a esperança de que a COP30, marcada para novembro em Belém (PA), seja um marco para compromissos globais no enfrentamento da crise climática.
O Papa convidou os brasileiros a seguirem um caminho de conversão durante a Quaresma, fundamentado na carta encíclica Laudato Si' e na exortação apostólica Laudate Deum, ambas com foco em questões ambientais e sociais. A Campanha da Fraternidade, realizada anualmente desde 1961, visa sensibilizar a sociedade sobre problemas específicos, e este ano destaca a urgência de ações em prol da preservação da criação.
Durante a cerimônia de lançamento, Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília, reiterou a necessidade de uma mudança de atitude em relação à crise ambiental. Ele alertou sobre os riscos da exploração dos recursos naturais e convocou a sociedade a "cultivar e guardar a criação", enfatizando a possibilidade de um ponto sem retorno na crise climática.
Na mensagem, o Papa Francisco expressou sua proximidade com a Igreja no Brasil e elogiou a continuidade da Campanha da Fraternidade. Ele ressaltou que a atual "crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior" e pediu que todos se comprometam com a preservação da obra da criação, transmitindo essa responsabilidade às futuras gerações. A Campanha, segundo o Papa, deve ser um auxílio poderoso para o processo de conversão ao Evangelho e ao compromisso com a Ecologia Integral.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.