03 de mai 2025
Chafariz da Praça Condessa Paulo de Frontin é reativado após um ano de inatividade
Chafariz da Praça Condessa Paulo de Frontin reabre neste sábado (3), em comemoração ao aniversário do bairro, após dois meses de manutenção.
Chafariz da Praça Condessa Paulo de Frontin, no Rio Comprido (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Chafariz da Praça Condessa Paulo de Frontin é reativado após um ano de inatividade
Ouvir a notícia
Chafariz da Praça Condessa Paulo de Frontin é reativado após um ano de inatividade - Chafariz da Praça Condessa Paulo de Frontin é reativado após um ano de inatividade
O Chafariz da Praça Condessa Paulo de Frontin, localizado no Rio Comprido, voltará a funcionar neste sábado (3), data que marca o aniversário do bairro. O monumento, que é um exemplar do século XIX, estava inativo há quase um ano devido a problemas elétricos e de tubulação, além de infiltrações na casa de máquinas.
Após dois meses de manutenção realizada pela Secretaria de Conservação, o chafariz está pronto para ser reativado. O trabalho incluiu a correção das falhas elétricas e a recuperação da estrutura danificada. O chafariz, que é uma obra do escultor Auguste Martin, foi originalmente instalado na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, e foi transferido para o Rio Comprido em 1970.
A estrutura do chafariz é composta por duas sereias e uma figura de Netuno, que sustentam uma bacia menor. De sua base, eleva-se a figura de um menino montando um golfinho estilizado, tudo sobre uma bacia circular feita de gnaisse. O monumento é proveniente das Fundições Val d'Osne, na França, e representa um importante patrimônio histórico da região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.