Muçulmanos realizam a oração do Eid al-Fitr marcando o fim do mês sagrado de jejum do Ramadã em uma rua em Jacarta, Indonésia, na segunda-feira, 31 de março de 2025. (Foto: AP Photo/Achmad Ibrahim)

Muçulmanos realizam a oração do Eid al-Fitr marcando o fim do mês sagrado de jejum do Ramadã em uma rua em Jacarta, Indonésia, na segunda-feira, 31 de março de 2025. (Foto: AP Photo/Achmad Ibrahim)

Ouvir a notícia

Eid al-Fitr em Indonesia é marcado por queda nas viagens e gastos devido a preços altos - Eid al-Fitr em Indonesia é marcado por queda nas viagens e gastos devido a preços altos

0:000:00

A celebração do Eid al-Fitr na Indonésia, que ocorreu no último domingo, foi marcada por um clima mais contido em comparação aos anos anteriores. A população enfrenta altos preços de alimentos, vestuário e bens essenciais, resultando em uma queda no consumo durante a festividade. O número de viajantes, que tradicionalmente se deslocam para suas cidades natais em um evento conhecido como “mudik”, caiu 24%, passando de 194 milhões no ano passado para 146 milhões este ano.

A Indonesian Chamber of Commerce and Industry estima que a circulação de dinheiro durante o Eid será de 137,97 trilhões de rupias (aproximadamente 8,33 bilhões de dólares), uma redução em relação aos 157,3 trilhões do ano anterior. A Bank Indonesia também registrou uma queda no Índice de Confiança do Consumidor, que passou de 127,2 em janeiro para 126,4 em fevereiro, refletindo a diminuição do poder aquisitivo da população.

Bhima Yudistira, diretor executivo do Center for Economic and Law Studies, destacou que a economia está sob pressão devido a dificuldades econômicas, desvalorização da moeda e demissões em massa no setor industrial. Ele observou que essas condições têm impactado tanto os lucros corporativos quanto a renda dos trabalhadores, resultando em um menor gasto do consumidor durante a festividade.

Apesar do cenário desafiador, o governo indonésio mantém uma perspectiva otimista sobre o impacto do Ramadan e do Eid na economia do primeiro trimestre de 2025. O Ministro de Assuntos Econômicos, Airlangga Hartarto, anunciou incentivos para estimular a atividade econômica, como descontos em passagens aéreas e pedágios, eventos de compras online e assistência financeira para 16 milhões de famílias, com o objetivo de sustentar o consumo e promover a estabilidade econômica.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela